A procura pelo seguro viagem cresceu 11,6% no primeiro trimestre de 2019 em relação a igual período do ano passado,  segundo dados Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). A contratação do seguro movimentou R$ 143,4 milhões neste ano; contra os R$ 128,47 milhões registrados nos primeiros três meses do ano passado.
Segundo levantamento feito pela Affinity Seguro, o benefício mais utilizado pelos passageiros foi a assistência médica (54,77%). A maioria dos consumidores contrata o plano entre 16 a 30 dias antes da viagem. O seguro por atraso, perda ou cancelamento do voo representa 16,89%, seguido pela cobertura de bagagem extraviada , 12,34% do total.
Nas viagens para a Europa o Seguro Viagem Obrigatório, segundo o Tratado de Schengen. O tratado é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes. Pode acontecer de você ser impedido de entrar na Europa se estiver sem esse tipo de cobertura,
Nos pacotes de viagens para  Cancun é importante optar por um seguro. Você poderá ter cobertura das despesas médicas, extravio de bagagem e indenizações por atraso ou cancelamento de voos. Antes de contratar o seguro, a dica é ler o contrato para saber os prazos de acionamento das coberturas previstas.