Distrito de Camanducaia, no sul de Minas Gerais, Monte Verde é conhecida como a capital nacional da lua de mel. O apelido se deve a paisagem montanhosa, clima frio e arquitetura peculiar, com construções que lembram alguns vilarejos europeus de inverno, principalmente nos Alpes Suíços. O distrito oferece pousadas intimistas que privilegiam decoração especial com clima romântico.

Bem menos badalada que Campos do Jordão, por exemplo, e mais rústica inclusive – Monte Verde se tornou destino certo para casais apaixonados e famílias que procuram descanso. Os hotéis locais tentam unir o máximo de conforto a uma estrutura de completa. No fim da tarde a melhor opção é dar um passeio pela avenida principal, repleta de lojinhas, boutiques, bares e restaurantes, que oferecem desde comindinhas até o melhor das cozinhas mineira e alemã.

Boas pizzas, trutas e fondues de dar água na boca, gastronomia europeia com toque especial de sabor brasileiro, e excelentes barzinhos que oferecem de cerveja a hambúrgueres artesanais e gourmets. Os hotéis em Monte Verde fazem de tudo para agradar os viajantes.

Os mais corajosos podem aproveitar a pista de patinação no gelo ou praticar esportes de aventura  ou bebericar no novíssimo Bar de Gelo . Outro atrativo para explorar as imensas montanhas esverdeadas é realizar os passeios de quadriciclo.  De setembro a novembro, época da primavera, Monte Verde fica repleta de flores , e as enormes montanhas verdes repletas de centenárias araucárias ficam rodeadas por dezenas de flores de várias tonalidades proporcionando um colorido que explode aos olhos de todos.

Onde ficar –  Indicamos duas opções de hospedagem.   A  primeira é a Pousada  Jardim da Mantiqueira que fica a menos de cinco minutos a pé da avenida central do distrito e que possui chalés em estilo minimalista , todos construídas, entre as majestosas araucárias,  de forma harmônica uma das mais bem conceituadas opções de hospedagem do distrito. Ao todo são 12 chalés, todos com impecável decoração, e café da manhã

Instalada num bosque de araucárias de 6 mil m², a  Pousada Jardim da Mantiqueira surpreende os visitantes com um serviço impecável, amenites especiais, e um clima pra lá de romântico. A Pousada aceita crianças e acabou de inaugurar uma área anexa com dois chalés exclusivos.

Outra opção que inclusive também aceita crianças, e também animais como gatos e cachorros é a Pousada Pedras e Sonhos, que possui vista espetacular do Mar de Montanhas do distrito . São cinco chalés em alvenaria e mais um chalé em madeira, apelidado de casa do Tarzan, oferecem conforto, privacidade e harmonia.

Restaurante sala de leitura, decoração contemporânea são atributos para uma hospedagem relaxante sem medo de errar. A Pousada  Pedras e Sonhos fica na parte mais alta das escarpas da Serra da Mantiqueira. O local tem energia renovável, várias fontes de água mineral que abastecem o empreendimento, e um verdadeiro bosque com matas nativas primárias, com esquilos, coelhos e uma centena de pássaros. O por do sol visto de um de seus chalés, possibilita vista indescritível das montanhas que circundam a vila.

Onde Comer  – Na avenida principal, o restaurante Botequim da Montanha oferece diariamente a opção de pratos mais econômicos chamados de caseirinhos. Escolha entre carne de boi, frango, truta, ou carne de porco acompanhado de arroz, feijão, batatas e uma deliciosa salada com preços a partir de R$ 24,90 por prato e por pessoa. Bebidas são cobradas a parte. Já Quem gosta de trutas, tem no Paulinho das Trutas mais de 10 opções para degustar o peixe das águas geladas e claras.

No Villa Amarela bem no centro do distrito existe a opção de pratos a la carte com o sabor caseiro. Agora o diferencial é experimentar o delicioso e incomparável Fondue na Casa do Fondue Mont Vert;  Prove o que traz a mesa mais de seis opções de torradas, fondue de queijo com molhos especiais, além de carne, frango e carne de porco. Depois uma seleção de frutas frescas acompanhadas de creme de chocolate belga e doce de leite fresquinho. Outro lugar bastante interessante de se comer

 Como Chegar  Quem sai de Belo Horizonte ou São Paulo pode pegar a Rodovia Fernão Dias até Camanducaia. De lá seguir subir a serra até chegar em Monte Verde, Dessa cidade são aproximadamente 40 minutos até o destino final. De São Paulo são 170 quilômetros e de Belo Horizonte 350 km. Do Rio de Janeiro são horas e meia, 400 Km, via Campinas, Atibaia.