Que tal programar uma viagem para um destino ao mesmo tempo rústico e charmoso? Estamos falando de Monte Verde (MG), que pertence a Camanducaia. A cidade registra as temperaturas mais baixas da região Sudeste. Lembrando que o inverno começa no dia 21 de junho.

O frio das montanhas, o clima aconchegante, um vinho tinto e uma gastronomia diversificada, tudo isso em meio a uma natureza exuberante, são uma boa pedida, certo? Então, prepare as malas!

Monte Verde fica a 166 km de São Paulo e a 480 km de Belo Horizonte. Para chegar lá, siga pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Camanducaia (saída 918) e, de lá, acompanhe as placas de sinalização. São mais 30 km de estrada asfaltada até atingir o portal da cidade e a principal avenida  da vila.

Uma boa sugestão para conhecer toda a região é pesquisar o preço de aluguel de carros nos sites das locadoras de veículos. Você pode garantir descontos para fazer passeios pelas pequenas propriedades do distrito. Monte Verde tem mais de 150 meios de hospedagem entre hotéis e pousadas, Monte Verde pode acomodar em torno de 12 mil turistas (mais que o dobro do número de habitantes da cidade, que é de cinco mil).

Um dos locais para você se hospedar é a  Pousada Pedras e Sonhos, (foto) toda cercada por uma área verde preservada e oferece uma das mais espetaculares vistas dos seus cinco chalés decorados no estilo minimalista, com hidromassagem, persianas automáticas, frigobar, lareira, TV a cabo, aquecimento central e isolamento térmico-acústico.

Na propriedade, há jardim de inverno panorâmico, trilhas pela Mata Atlântica, a exclusivíssima Casa da Pedra, com trilha e bosque privativo, deck para pequenos eventos e o restaurante Café com Arte, que serve café da manhã em estilo colonial e cardápio internacional.