Pular para o conteúdo
Saúde

Diretores da Anvisa recebem novas ameaças após aval à vacinação infantil

Em nota emitida neste domingo, 19, eles pedem que a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Federal e os Ministérios da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional apurem e responsabilizem "com urgência" os autores das intimidações
Arquivo -

Três dias após o presidente Jair Bolsonaro ter dito que divulgaria os nomes dos responsáveis pela aprovação da vacinação infantil contra a covid-19, diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária () apontam um aumento nas ameaças físicas contra os funcionários do órgão. Em nota emitida neste domingo, 19, eles pedem que a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Federal e os Ministérios da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional apurem e responsabilizem “com urgência” os autores das intimidações, além de garantir proteção policial aos servidores e seus familiares.

“Os diretores e os servidores da Anvisa que participaram do aludido Comunicado Público do dia 17 último (dando aval à vacinação infantil) foram surpreendidos com publicações nas mídias sociais na ‘internet’ de ameaças, intimidações e ofensas por conta da referida decisão técnica”, afirma o texto, citando como agravante as falas de Bolsonaro. “Esses fatos aumentaram a preocupação e o receio dos diretores e servidores quanto à sua integridade física e de suas famílias e geraram evidente apreensão de que atos de violência possam ocorrer a qualquer momento.”

O documento é assinado pelo presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e pelos diretores Meiruze Sousa Freitas, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos. Nele, ainda são citadas as ameaças de morte recebidas pelos funcionários da agência em outubro, para que a vacinação contra a covid em crianças não fosse autorizada pelo órgão.

“Mesmo diante de eventual e futuro acolhimento dos pleitos, a Agência manifesta grande preocupação em relação à segurança do seu corpo funcional, tendo em vista o grande número de servidores da Anvisa espalhados por todo o “, afirma a nota. “Não é possível afastar neste momento que tais servidores sejam alvo de ações covardes e criminosas.”

Na última sexta-feira, a Anvisa reagiu às ameaças de Bolsonaro, afirmando em nota que “seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas” e que “repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explícita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Progressista, Papa Leão XIV teria posicionamentos semelhantes aos de Francisco

papa leão nome

Papa Leão: nome do novo líder da Igreja Católica vira meme e divide opiniões: ‘bem babadeiro’

Suposto mandante da morte de Marcelo no Los Angeles é preso

papa josmail

Prefeito de Bonito diz que Papa Leão XIV “reforça importância da a fé e união”

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, confira

LISTA: confira nomes de alvos da PF em investigação contra grilagem de terras da União em MS

Adriane Lopes anuncia contratos de gestão e redução de 40% no tempo do processo de licitação

Papa Leão XIV é o pontífice mais novo em décadas

Últimas Notícias

Política

Tereza destaca saudação de Papa americano ao Peru: “pregou em favor da paz”

A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PSDB), destacou a saudação do Papa Leão XIV – o americano Robert Prevost — ao Peru. “Nas suas primeiras palavras, pregou em favor da paz, de uma Igreja que avança, citando seu antecessor Francisco”, afirmou Tereza nesta quinta-feira (8). “Parabenizo o novo líder da Igreja Católica, … Continued

Polícia

Ao buscar os filhos na escola, advogado alvo de operação é executado na fronteira de MS

Gustavo Medina, no ano passado, esteve entre os alvos da Operação Pavo Real

Mundo

Leão XVI foi criticado por acolher padre acusado de abuso sexual de crianças

Episódio aconteceu nos anos 1990

Mundo

‘Papa Leão’: O que pode indicar o nome escolhido por Robert Prevost ao assumir o pontificado

Primeiro papa Leão foi 'São Leão I, o Grande', que liderou a Igreja de 440 a 461. Foi defensor da doutrina cristã e figura chave no Concílio de Calcedônia. Sua intervenção evitou a destruição de Roma por Átila e pelos Vândalos.