Muitas pessoas pensam que o Yoga é apenas uma prática que ajuda a relaxar a mente e melhorar a flexibilidade corporal, porém fazer yoga regularmente oferece muitos benefícios! A prática tonifica os músculos, reduz o estresse e melhora o bem-estar físico e mental. Além de fazer com que se sinta melhor com o seu corpo à medida que ele se torna mais forte e flexível. E o melhor que além de todos esses benefícios, o yoga poderá te ajudar a perder peso. Saiba como!

Alie o yoga a outros exercícios 

Para perder peso, você deve aderir uma alimentação saudável e queimar calorias praticando exercícios que aumentem sua frequência cardíaca regularmente. Praticar qualquer modalidade de yoga aumentará a sua força, mas estudos indicaram que ela não aumenta a sua frequência cardíaca o suficiente para torná-la a única forma de exercício para emagrecer. 

Estilos de yoga mais vigorosos podem fornecer um treino melhor do que o yoga suave, mas se o seu objetivo principal é perder peso, você deverá combinar yoga com caminhada, dieta ou qualquer outro auxílio para emagrecer. Ainda assim, o yoga poderá desempenhar um papel importante no seu programa de perda de peso.

Yoga traz benefícios para o corpo e a mente

ANÚNCIO

Praticar yoga incentiva um estilo de vida mais saudável. Se você adiciona-la a uma rotina de exercícios aeróbicos para queimar calorias, terá resultados de redução de peso mais rápidos e duradouros.

Embora a perda de peso se aplica muito mais a mudança de seus hábitos de fazer escolhas saudáveis no consumo de alimentos, o yoga ajuda a sintonizar melhor o seu corpo, reduz o estresse, melhora a sua autoimagem e traz sensação de bem-estar. Ao aderir um estilo de vida saudável, a prática constante do yoga aumentará a probabilidade de você ser bem-sucedido em seu programa de emagrecimento, uma vez que a modalidade tem um papel importante ao desempenhar uma abordagem holística da perda de peso. Talvez o mais importante seja que o yoga enfatiza ouvir o seu corpo em primeiro lugar e isso pode ser uma mudança positiva para as pessoas que já lutaram para perder peso anteriormente. 

Qual tipo de Yoga devo praticar para perder peso?

Se você nunca fez yoga antes é recomendado que inicie com aulas para iniciantes. Você vai queimar mais calorias nas aulas Vinyasa. Esses estilos geralmente começam com uma série de posições (asana) em ritmo acelerado chamadas: “saudações ao sol”, seguidas por um fluxo de poses em pé, que o manterão em movimento. Depois do aquecimento, são introduzidos trechos e curvas mais profundas. Aqui, trabalha-se a disciplina e a paciência para evoluir nas sequências, além disso, aprende-se a respirar.

São práticas vigorosas que exigem um nível maior de vigor físico e mental.  

O Vinyasa inclui outros estilos de Yoga como:

Ashtanga: é um estilo de prática muito vigoroso que exige dedicação dos seus praticantes. Nessa modalidade, as posições são realizadas com um período mais curto e sempre há uma fluidez de uma posição para outra em um ritmo constante. Como o Ashtanga segue a mesma série de poses, depois de aprender a sequência, você poderá praticar a qualquer momento em casa ou participar de um grupo no estilo Mysore (nome da cidade na onde se iniciou a prática de Ashtanga), no qual há um professor presente, porém, cada aluno segue seu próprio ritmo. O Ashtanga é uma prática para aqueles que buscam atividades físicas mais estimulantes e mais intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal.

Power Yoga: é o estilo mais popular nas academias tradicionais, porém existem os estúdios dedicados somente para esta prática. A Power Yoga é composta por posições executadas de uma forma mais rápida e apresentando séries diferentes. Essa modalidade é caracterizada pelo dinamismo, concentração e suas sequências fortes e conectadas.

Hot Yoga: consiste em aulas vigorosas de yoga e é apropriada para quase todas as pessoas desde o iniciante até o praticante avançado. As aulas são praticadas em uma sala aquecida, pois o calor ajuda a relaxar os músculos e as articulações e promove a transpiração que ajudará a desintoxicar o corpo. Muitas pessoas alegam que saem revigoradas. No entanto, é importante saber que Bikram e Hot Yoga não são a mesma coisa. Bikram é uma modalidade pioneira do Hot Yoga que inclui uma série de poses e, de fato, um script desenvolvido pelo fundador Bikram Choudhury. Hoje em dia, existem muitos outros estilos de Hot Yoga que fazem uso da sala aquecida, porém não fazem parte da série de Bikram.

Há outros tipos de yoga que apesar de queimarem menos calorias também são uma ótima maneira de cuidar do seu corpo:

Hatha yoga : embora nem todas as aulas de Hatha sejam leves, o termo passou a ser usado pelos estúdios de yoga para diferenciar das aulas Vinyasa. A Hatha Yoga é uma linha que foca no trabalho do corpo e preza muito o correto alinhamento corporal durante a postura física. Essa modalidade vai além do fortalecimento e da elasticidade dos músculos. A prática constante auxilia no equilíbrio do corpo e da mente proporcionando bem-estar. 

Yoga Integral:  aqui as posições são mais fáceis para os iniciantes e como o nome sugere, o Integral é sobre a integração do corpo e da mente com o objetivo de viver uma vida mais plena e feliz. Essa é uma abordagem que pode beneficiar muitas pessoas que sofrem com ansiedade ou com dificuldades de controlar seus pensamentos, pois os exercícios de respiração procuram fazer com que seus praticantes tenham maior controle sobre suas mentes.

Kripalu Yoga: é uma prática suave de Hatha Yoga que enfatiza a meditação, a cura física e a transformação. Com o tempo, os praticantes aprendem a observar os seus pensamentos sem julgar, a aceitarem e amarem a si próprios como são. É ideal para pessoas que estão enfrentando desafios na vida.

Pratique yoga em casa

Você também poderá fazer yoga em casa nos dias em que não puder ir para a aula. Porém, é sempre importante já ter iniciado na atividade para que conheça bem os movimentos e posições para não correr risco de lesões. Há sites com vídeos de Yoga que facilitam a prática e você poderá se exercitar no conforto de sua casa. Os benefícios do Yoga são mentais e físicos, tornando-o parte integrante de muitas dietas bem-sucedidas para a perda de peso. 

ANÚNCIO