Pular para o conteúdo
Saúde

Alimentos in natura são as melhores opções para dias de calorão

Mato Grosso do Sul tem enfrentado dias de altas temperaturas há algumas semanas e para essa época a melhor opção é a ingestão de alimentos in natura – obtidos diretamente da natureza. Para ajudar a enfrentar os dias quentes, recomenda-se o consumo de sucos naturais sem açúcar (da fruta) e água a vontade. Para o […]
Arquivo -

tem enfrentado dias de altas temperaturas há algumas semanas e para essa época a melhor opção é a ingestão de alimentos in natura – obtidos diretamente da natureza. Para ajudar a enfrentar os dias quentes, recomenda-se o consumo de sucos naturais sem açúcar (da fruta) e água a vontade.

Para o nutricionista Anderson Holsbach, da Gean (Gerência Estadual de Alimentação e Nutrição), oGuia Alimentar para a População Brasileira alerta que o indivíduo deve ficar atento aos primeiros sinais de sede, principalmente nos dias de muito .

“A este sinal, deve satisfazer de pronto a necessidade de água que foi devidamente sinalizada por nosso organismo. Isso é muito importante”, disse. A água é responsável por ajudar a regular a temperatura corporal e no funcionamento dos órgãos como eliminação de toxinas, lubrificação de mucosas e como um veículo de transporte de nutrientes.

Outra dica para complementar a hidratação nos dias de calor e que serve para aquelas pessoas que possuem certa dificuldade de tomar água pura: “Sugere-se ‘temperar’ ou saborizar a água com rodelas de frutas como limão e abacaxi; ou cascas de frutas limpas como laranja; folhas de hortelã, manjericão, além de outras opções”, explica Anderson.

O nutricionista afirma que a população deve evitar o consumo de bebidas ultraprocessadas como refrigerantes e sucos industrializados. “Estas bebidas devem ser evitadas devido seu alto teor de açúcar e aditivos danosos à saúde. Nesse sentido, alimentos como os sorvetes também devem ser evitados”, recomendou.

E pontua que neste caso “a ingestão de suco natural de frutas (sem adição de açúcar e preferencialmente sem coar) é bem-vinda, além de poder preparar em casa. Mas o consumo deve ser com moderação. O mesmo vale para a água de coco como outra opção”, diz Anderson.

Alimentos in natura

Para as grandes refeições, almoço ou janta, considerando os dias quentes, a recomendação é que a pessoa invista nas saladas como uma opção. “Tanto os alimentos folhosos quanto os legumes são recomendados. Quanto mais coloridos, melhor! Alface, rúcula, repolho, tomate, cenoura, beterraba, além de outros”, ressalta Anderson.

E para os intervalos das grandes refeições, a opção é comer frutas. “Podem ser deixadas na geladeira para ficarem mais frias e contribuir para saciar a fome e o calor. Laranja, melancia e melão são algumas das opções”.

Com esta lista, se espera que a população evite o consumo de alimentos gordurosos, “pois podem trazer a sensação de mal-estar: frituras, comida pronta, carne com camada de gordura, linguiça. Mas seguindo essas dicas ficará hidratado, nutrido e assim mais saudável. Além de sofrer menos com as altas temperaturas”, destaca o Anderson.

Tereré

Devido a da Covid-19, a recomendação é ter um cuidado especial ao tomar o tereré. Deve evitar o compartilhamento de utensílios como a bomba, copo ou a guampa. O mais seguro é tomar a bebida sozinho, para evitar contaminação.

O nutricionista Anderson explica que o tereré não deve ser considerado como a primeira fonte de ingestão de líquido. “Pois ele é diurético e pode promover a perda de eletrólitos, além de conter cafeína”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Motorista bate em carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias

Mundo

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

As duas rodadas de negociações realizadas em Istambul entre Rússia e Ucrânia não conseguiram avançar para um cessar-fogo

Trânsito

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Carro de condutor ainda destruiu muro de residência

Esportes

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Na próxima rodada, o Santos recebe o Internacional em busca da recuperação