Nos próximos dias, a umidade relativa do ar pode atingir níveis em torno dos 25%, em Mato Grosso do Sul. Os valores entre 21% e 30% são considerados estado de atenção e requerem cuidados para que sejam evitados problemas de saúde e ambientais.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), não há previsão de chuva até o fim desta semana. Uma massa de ar seco predomina sobre o Estado deixando o tempo aberto e com sol. A umidade relativa do ar pode chegar a 25% nestes dias.

A umidade relativa do ar significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada.

Entre os problemas causados pela baixa umidade relativa do ar estão alegrias e complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Entre 21% e 30% é considerado estado de atenção e exige cuidados como: Evitar exercícios físicos ao ar livre no horário em que o sol está mais forte; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água e consumir água à vontade.