Algumas unidades possuem apenas atendimento noturno

Dentre as UPAs (unidades de pronto atendimento) de , somente as unidades das Moreninhas, Coronel Antonino e Leblon contam com atendimento odontológico de emergência. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), se for verificada a emergência, pacientes que precisem de atendimento imediato são encaminhados para aquelas unidades.

Foi o caso da estudante Carolina Anunciação, de 22 anos. Ela teria chegado por volta das 12h desta terça-feira (26) na UPA Universitário com fortes dores na gengiva e não conseguiu atendimento. Ela conta que passou por um procedimento de extração há algumas semanas e as dores estavam insuportáveis.

“Estou chorando de dor. Mas a recepcionista disse que eu teria que esperar até a noite e não tinha previsão de atendimento”, relata Carolina. Ainda conforme relatos da estudante, ela teria passado por avaliação, que teria identificado que o dente não teria sido removido completamente, o que causou inflamação. “Eu desisti de esperar”, disse Carolina ao se dirigir à UPA Aero Rancho.

Emergências odontológicas são concentradas em três UPAs da Capital

A Sesau explica que o plantão odontológico diurno (matutino e vespertino) é realizado nas UPAs Moreninhas, Coronel Antonino e Leblon. O plantão odontológico noturno acontece em todas as unidades de atendimento 24h (UPAs Coronel Antonino, Vila Almeida, Universitário, Moreninha, Leblon, Santa Mônica e nos CRSs Aerorancho, Tiradentes, Nova Bahia e Coophavilla II), sendo que nos 4 CRSs, o atendimento vai até às 0h. 

Matéria editada às 17:03 para correção de informações.