em parceria com a Marinha

A Caravana da Saúde em parceria com a Marinha do Brasil está realizando desde o dia 29 de setembro os atendimentos odontológicos para pacientes de e Ladário. As ações são realizadas através de uma embarcação hospitalar da Marinha atracada no Porto Geral de Corumbá, que atenderá os pacientes até sábado (3), quando será realizado o dia D da Caravana da Saúde no município.

Composta por uma tripulação de nove profissionais, entre eles dentistas, técnicos, médico e enfermeiros, a unidade atendeu nesta quinta-feira (1) pacientes que há tempos aguardam atendimentos especializados ou não tem condições de pagar os custos de uma consulta. Para o comandante da unidade, capitão tenente Cristiano Muniz a ação conjunta vem atendendo as expectativas da população que em grande parte tem dificuldade de acesso aos atendimentos.

“É um trabalho motivador principalmente ao levar um serviço de saúde que muitas pessoas tem dificuldade de acesso. Temos acompanhado de perto e recebido a aprovação da população que tem nos procurado através da Caravana da Saúde”, destacou o comandante.

Moradora em Corumbá, Thaís Aquino Sigarini, 24 anos, levou a filha Isabel Sigarini, 8 anos, para atendimento odontológico e aproveitou para também fazer uma consulta. “Hoje é muito difícil conseguir atendimento odontológico imediato em um posto de saúde. E as vezes o horário não é compatível com o qual eu posso. A Caravana está oferecendo esta facilidade. As pessoas que dependem destes atendimentos com certeza ficarão satisfeitas”, disse Thais.

Alunos do colégio SESI também compareceram até a unidade onde participaram de uma palestra educativa sobre higiene bucal e receberam kits de escovação médicos da Marinha.

Além dos atendimentos odontológicos, a Marinha também fará o transporte de moradores das regiões ribeirinhas até Corumbá para os atendimentos do dia D da Caravana da Saúde. De acordo com a Marinha, a estimativa é de que mais de 150 pessoas passem pelos atendimentos odontológicos. A Caravana da Saúde está instalada na Escola Estadual João Leite de Barros, em Corumbá. O seu dia D será no sábado, 3 de outubro, a expectativa é de que sejam realizadas mais de 1800 cirurgias oftalmológicas, 340 cirurgias hospitalares e cerca de 900 exames.