Pular para o conteúdo
Saúde

Cientistas desenvolvem sementes de arroz transgênico com anticorpo anti-HIV

A maioria da população infectada vive na África 
Arquivo -

A maioria da população infectada vive na África 

Mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo vivem atualmente com o HIV/Aids, segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

A maioria da população infectada vive na África Subsaariana, onde a doença causou mais de 1,8 milhão de mortes em 2012.

Apesar de o número de mortes causadas por HIV/Aids ter diminuído ao longo dos últimos anos devido à implantação de medicamentos antirretrovirais, o vírus continua a se espalhar, pois não há vacinas eficazes e a prevenção continua dependendo de ações de baixa adesão como métodos de barreira ou abstinência.

Medicamentos microbicidas que contêm antirretrovirais e/ou anticorpos neutralizantes do HIV podem ser potencialmente utilizados para prevenir a transmissão do vírus, desde que a sua produção e fornecimento sejam em quantidades suficientes para proteger a população em situação de risco.

A alternativa foi descrita recentemente em artigo intitulado “Endosperma de arroz produz forma potente de anticorpo monoclonal neutralizante de HIV”, publicado no site do Plant Biotechnology Journal na quarta-feira, dia 07/04/2015 ( Volume 13, Edição 3 – Abril 2015).

Os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa) André Melro Murad e Elíbio Leopoldo Rech são coautores da publicação juntamente com um seleto grupo de cientistas da Universidade de Lleida (Lleida, Espanha), da TRM Ltd. (York, Reino Unido), da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida (Viena, Áustria), da Universidade de St. George de Londres (Reino Unido) e do Instituto Catalão de Pesquisa e Estudos Avançados (ICREA/Barcelona, Espanha).

O artigo relata o desenvolvimento de plantas de arroz transgênico que expressam o anticorpo monoclonal 2G12, neutralizante do vírus do HIV, em seu endosperma (tecido nutritivo presente nas sementes da maioria das angiospermas, formado pela fusão de um gameta masculino e dois núcleos polares femininos, que fornece ao embrião substâncias como amido, celulose, proteínas, óleos e gorduras).

“As plantas produzidas sob condições de contenção constituem biofábricas eficientes para a produção economicamente viável de medicamentos.

Sementes de cereais como o arroz são particularmente de interesse, pois permitem a produção de proteínas farmacêuticas em larga escala”, afirma o pesquisador Elíbio Rech.

Os experimentos de imunolocalização em sementes de arroz mostraram também que os anticorpos se acumulam predominantemente nos vacúolos utilizados para o armazenamento de proteínas em plantas, um indicativo de que a origem dos anticorpos pode estar numa estrutura chamada retículo endoplasmático, que é a parte da célula responsável pela síntese de proteínas e lipídeos.

O impacto dos resultados obtidos sobre a produção de anticorpo profilático do HIV em sementes de arroz também é discutido no trabalho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Últimas Notícias

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão