Veja os principais tipos de tratores e as diferenças entre as funções de cada um

| 01/02/2022
- 19:00
Veja os principais tipos de tratores e as diferenças entre as funções de cada um
Imagem: Agrofy

De início, os tratores agrícolas tinham como objetivo principal substituir a tração animal que era usada nessas atividades e, a partir disso, elas começaram a ser desenvolvidas de uma maneira mais concisa e padronizada. Dessa forma, o agricultor conseguiu ter suas necessidades melhor atendidas. Segundo a ISO 3999/1, o trator nada mais é do que uma máquina automotriz, ele pode ter como forma de deslocamento rodas, esteiras e ainda de forma mista.

A função desses tipos de deslocamento é tracionar, empurrar, acionar e transportar qualquer tipo de máquina e até mesmo implemento. Hoje em dia, os tratores já se popularizaram e são amplamente usados em diferentes setores da economia, alguns exemplos de uso são na indústria e na construção. Veja a seguir alguns dos melhores tipos de tratores usados na atualidade e suas diferentes funções.

Tipos de atividades que podem ser executadas por tratores

Os tratores são habilitados a executarem atividades específicas, como, por exemplo, reboque para transporte de carga, acionar as máquinas estacionárias, acionar e fazer o tracionamento de máquinas móveis, realizar a tração dos implementos a partir de três pontos, sendo eles arrasto, laterais e frontais e algumas outras, que vão depender o modelo e tipo da máquina.

Tipos de tratores

Esse tipo de máquina é considerada de grande peso, ela conta com um chassi mais robusto e um motor entendido como extremamente potente, isso porque, ele precisa atuar em áreas com solo irregular e até mesmo em subidas e encostas. Ele pode ser fabricado em diferentes modelos que atendem diferentes aplicações e atividades agrícolas.

Os tratores apresentam, em geral, uma série de ajustes e configurações que são adotados como padrão de fábrica, assim eles podem se adaptar ao maior número possível de aplicações e operações possíveis.

Trator de pneu 2 RM

Esse modelo é considerado mais usado na produção agrícola, o trator de pneu 2 RM é produzido com duas rodas motrizes. Dessa forma, ele pode ser caracterizado por apresentar duas rodas traseiras grandes e ter as duas dianteiras menores. Esse tipo de configuração se dá por um motivo bastante importante, concentrar a maior parte do peso atrás. A função das rodas da frente é apenas direcionar o trator.

Trator John Deere

O John Deere é um tipo de trator considerado mais estreito que os demais do mercado, ele foi fabricado com o intuito de atender o maior tipo de atividades e propriedades possíveis. Sendo assim, ele é uma máquina mais geral, que atua em diversas frentes e auxilia e muito o agricultor no campo. Ele pode ser usado no cultivo de hortaliças, frutas, café, e até granjas.

Trator de esteira

Os tratores de esteira possuem uma corrente formada por uma série de links e, a partir disso, se dá o seu funcionamento. Esses links se fixam nas sapatas a partir das garras. A partir desse sistema, a máquina consegue se apoiar com uma maior precisão nos diferentes tipos de solo que existem.

*Esta é uma página de autoria de AGROFY e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Veja também

O Mato Grosso do Sul e seu vizinhos na Região Centro-Oeste também estão cada vez...

Últimas notícias