Como funciona a venda de empresas

| 09/06/2022
- 11:20
Como funciona a venda de empresas

A venda de empresas passa por etapas como valuation, documentação para apresentação a investidores, road show, Due Diligence,e ofertas vinculantes e assinatura contratual. Quando o processo é conduzido por uma consultoria financeira especializada em fusões e aquisições, ele segue um rito conhecido pelo mercado, fazendo com que a venda seja competitiva e extraia o melhor valor do negócio. 

 Realizar o sonho de empreender, ver o negócio prosperar e, tempos depois, decidir que chegou o momento de afastar-se e vender a empresa. Aposentadoria, diferenças na gestão, falta de sucessores, a injeção de novos recursos ou a simples vontade de explorar ou priorizar outros investimentos. Seja quais forem os motivos para vender uma empresa, é esperado que os fundadores não consigam se distanciar emocionalmente do processo ou dedicar o tempo necessário para que ele seja concluído com êxito e atinja o melhor valor que a pode chegar. 

Quais são as etapas da venda de empresas?

Na consultoria financeira Capital Invest - M&A Advisors, por exemplo, segue-se o rito padrão do mercado, que obedece a etapas determinadas. Tudo começa com a preparação da empresa, momento em que os documentos da empresa são reunidos, organizados e colocados em dia. Aqui entram declarações fiscais e demonstrações financeiras dos últimos anos. Depois, a assessoria especializada faz a avaliação econômica (valuation), que determina qual o valor da empresa (conheça aqui três métodos de valuation).

Na etapa seguinte, são feitas reuniões com o dono do negócio para traçar o planejamento estratégico da transação. É nessa hora que é definido o que será ofertado ao mercado (venda total ou parcial), perfil de investidor ideal, condições de pagamento etc. A consultoria passa, então, à elaboração da documentação de apresentação para investidores.

Assessorias especializadas em M&A sabem da importância de preparar dois tipos de documentação. A primeira é a não-confidencial, que costuma trazer informações essenciais e pontos fortes da empresa na Blind One Page. E a segunda é a confidencial, que apresenta em um Memorando de Informações maiores detalhes as características da companhia assim como um resumo do valuation.

O processo de venda de empresas passa, então, para uma das etapas mais importantes: o road show. Nessa etapa, fica ainda mais evidente as vantagens do processo conduzido por uma consultoria de M&A, que consegue atrair um maior número de investidores e propostas devido ao seu networking nacional e internacional. É esse ambiente competitivo que, possibilita a venda da empresa pelo melhor valor.

Com o processo competitivo estabelecido, os interessados passam a fazer Ofertas Não Vinculantes, processo conduzido com confidencialidade pela consultoria. As ofertas selecionadas seguem para uma negociação entre ambas as partes. Quando um acordo é atingido, a venda da empresa avança para a etapa de Due Diligence (ou Devida Diligência), quando a empresa passa por uma auditoria custeada pelo comprador.

Se tudo correr bem na auditoria, o interessado faz sua oferta final, seguindo para a etapa da Oferta Vinculante. Caso todas as partes estejam de acordo, o processo segue para negociação das cláusulas e assinatura do contrato de formalização da compra da empresa

Quais profissionais ajudam a fazer a venda de uma empresa?

A fluidez e a assertividade desse processo não são garantidas apenas por conhecer a ordem das etapas. Contar com um assessor financeiro conduzindo essas fases, e um e um assessor legal para as fases finais, contribui para o êxito da transação, sempre procurando o melhor para o dono do negócio. Normalmente, são esses profissionais que estão à frente dos times de consultorias em F&A e que cuidarão de todas as ações necessárias em cada etapa, do início até a conclusão bem-sucedida da venda de empresas!

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Veja também

O Mato Grosso do Sul e seu vizinhos na Região Centro-Oeste também estão cada vez...

Últimas notícias