Como funciona a venda de empresas
A venda de empresas passa por etapas como valuation, documentação para apresentação a investidores, road show, Due Diligence,e ofertas vinculantes e assinatura contratual. Quando o processo é conduzido por uma consultoria financeira especializada em fusões e aquisições, ele segue um rito conhecido pelo mercado, fazendo com que a venda seja competitiva e extraia o melhor […]
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A venda de empresas passa por etapas como valuation, documentação para apresentação a investidores, road show, Due Diligence,e ofertas vinculantes e assinatura contratual. Quando o processo é conduzido por uma consultoria financeira especializada em fusões e aquisições, ele segue um rito conhecido pelo mercado, fazendo com que a venda seja competitiva e extraia o melhor valor do negócio.
Realizar o sonho de empreender, ver o negócio prosperar e, tempos depois, decidir que chegou o momento de afastar-se e vender a empresa. Aposentadoria, diferenças na gestão, falta de sucessores, a injeção de novos recursos ou a simples vontade de explorar ou priorizar outros investimentos. Seja quais forem os motivos para vender uma empresa, é esperado que os fundadores não consigam se distanciar emocionalmente do processo ou dedicar o tempo necessário para que ele seja concluído com êxito e atinja o melhor valor que a operação pode chegar.
Nesse sentido, colocar o processo nas mãos de profissionais especializados é uma decisão estratégica e que influencia não só no andamento, como também no valor da venda da empresa, valorizando o legado construído pelo empreendedor. O Brasil já conta com um setor bem desenvolvido de assessorias especializadas em fusões e aquisições (F&A ou M&A, sigla em inglês para Mergers and Acquisitions). Esses prestadores de serviço são responsáveis por profissionalizar as etapas de venda de empresas, da parte financeira às questões legais.
Quais são as etapas da venda de empresas?
Na consultoria financeira Capital Invest – M&A Advisors, por exemplo, segue-se o rito padrão do mercado, que obedece a etapas determinadas. Tudo começa com a preparação da empresa, momento em que os documentos da empresa são reunidos, organizados e colocados em dia. Aqui entram declarações fiscais e demonstrações financeiras dos últimos anos. Depois, a assessoria especializada faz a avaliação econômica (valuation), que determina qual o valor da empresa (conheça aqui três métodos de valuation).
Na etapa seguinte, são feitas reuniões com o dono do negócio para traçar o planejamento estratégico da transação. É nessa hora que é definido o que será ofertado ao mercado (venda total ou parcial), perfil de investidor ideal, condições de pagamento etc. A consultoria passa, então, à elaboração da documentação de apresentação para investidores.
Assessorias especializadas em M&A sabem da importância de preparar dois tipos de documentação. A primeira é a não-confidencial, que costuma trazer informações essenciais e pontos fortes da empresa na Blind One Page. E a segunda é a confidencial, que apresenta em um Memorando de Informações maiores detalhes as características da companhia assim como um resumo do valuation.
O processo de venda de empresas passa, então, para uma das etapas mais importantes: o road show. Nessa etapa, fica ainda mais evidente as vantagens do processo conduzido por uma consultoria de M&A, que consegue atrair um maior número de investidores e propostas devido ao seu networking nacional e internacional. É esse ambiente competitivo que, possibilita a venda da empresa pelo melhor valor.
Com o processo competitivo estabelecido, os interessados passam a fazer Ofertas Não Vinculantes, processo conduzido com confidencialidade pela consultoria. As ofertas selecionadas seguem para uma negociação entre ambas as partes. Quando um acordo é atingido, a venda da empresa avança para a etapa de Due Diligence (ou Devida Diligência), quando a empresa passa por uma auditoria custeada pelo comprador.
Se tudo correr bem na auditoria, o interessado faz sua oferta final, seguindo para a etapa da Oferta Vinculante. Caso todas as partes estejam de acordo, o processo segue para negociação das cláusulas e assinatura do contrato de formalização da compra da empresa.
Quais profissionais ajudam a fazer a venda de uma empresa?
A fluidez e a assertividade desse processo não são garantidas apenas por conhecer a ordem das etapas. Contar com um assessor financeiro conduzindo essas fases, e um e um assessor legal para as fases finais, contribui para o êxito da transação, sempre procurando o melhor para o dono do negócio. Normalmente, são esses profissionais que estão à frente dos times de consultorias em F&A e que cuidarão de todas as ações necessárias em cada etapa, do início até a conclusão bem-sucedida da venda de empresas!
*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.
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