As máquinas e implementos agrícolas são peças-chave para o auxílio nas tarefas do campo. Elas servem para aumentar a agilidade e rentabilidade do produtor. Porém, você deve ter atenção para escolher o equipamento correto, já que isso vai influenciar no tempo e, principalmente, no custo de cada .

Os implementos agrícolas equipamentos para acoplar a tratores que determinam o tipo de atividade agrícola a ser realizada, e os tratores apresentam uma grande diversidade de modelos e funções, uns são maiores e mais potentes, outros menores e mais econômicos. Sendo assim, separamos algumas informações para te ajudar a entender um pouco melhor sobre o este assunto.

Tipos de implementos

1.Arados

Com atuação nas camadas iniciais do solo, onde as plantas irão se desenvolver, os arados tem como função dar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade. Os arados ainda podem ser de discos ou de aivecas.

2. Subsolador

Sucesso na cultura da cana, o subsolador serve para romper camadas compactadas que, geralmente, podem ser encontradas nas camadas inferiores do solo. Isso acontece porque com o tráfego de máquinas pesadas nas lavouras, as camadas inferiores acabam ficando mais compactadas ou adensadas.

Vale dizer que este é um implemento robusto, que demanda grande força de tração. Justamente por isso, é uma das operações de maior custo operacional, já que necessita de tratores potentes e grande consumo de combustível.

3. Grades aradoras e niveladoras

As grades aradoras intermediárias ou pesadas fazem uma operação que une aração e a gradagem. Você deve ter cuidado com este equipamento pois em casos de inadequação da terra, como em solo úmido, possivelmente haverá descontinuidade entre o perfil preparado e o solo abaixo.

4. Pulverizadores

É bem verdade que os pulverizadores autopropelidos tem ganhado espaço na , mas os pulverizadores tratorizados, ainda, são muito comuns. Esse é um dos tipos de implementos agrícolas mais importantes e que pode te acompanhar durante todo o ciclo da cultura. Por isso, invista em uma máquina de qualidade.

Seja um trator John Deere usado ou um trator novo, é importante garantir um excelente desempenho, especialmente porque, mesmo que você faça plantio direto e não utilize os implementos de solo, muito provavelmente utilizará o pulverizador.