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7 sinais de que o seu celular foi hackeado (e o que fazer)

Se hackearem seu telefone, é melhor agir rápido
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Se hackearem seu telefone, é melhor agir rápido

O seu celular armazena informações confidenciais sobre você, desde mensagens privadas a informações pessoais, como contatos, e-mails, contas bancárias… a lista pode chegar ao infinito.

Portanto, se hackearem seu telefone, é melhor agir o mais rápido possível. O problema é que, muitas vezes, não podemos identificar os sinais a tempo.

Mas há boas notícias: você não precisa ser um especialista em tecnologia para saber se seu telefone está comprometido.

Em alguns casos, basta prestar atenção a alguns indícios. Listamos alguns deles:

1. O aparelho fica mais lento

Se o desempenho do seu celular estiver mais lento que o normal, pode ser que algum programa malicioso ou malware esteja causando o problema.

Esse tipo de vírus pode afetar o desempenho do dispositivo, o que reflete também na velocidade em que ele se conecta à internet.

Mas saiba que isso também pode ser causado por atualizações do próprio sistema operacional, conforme foi reconhecido recentemente pela Apple.

2. Superaquecimento

Se você notar que o celular está muito quente… é um sinal ruim.

Isso pode ocorrer porque um aplicativo malware está sendo executado em segundo plano, explica a gigante de tecnologia americana Intel.

3. A bateria acaba antes do esperado

O mesmo motivo que causa superaquecimento pode provocar o desgaste da bateria.

É possível que esse efeito também ocorra devido a uma atualização do sistema, mas, se a mudança for drástica, é sempre melhor levá-la em consideração, recomenda o site Zona Móvel.

4. Recebe e envia mensagens desconhecidas

É provável que seus amigos ou familiares percebam esse sinal antes de você, caso seu celular esteja enviando sozinho mensagens por SMS ou WhatsApp.

Às vezes, são ofertas com armadilhas transmitidas na forma de vírus, de um celular para outro.

O mesmo pode acontecer com os e-mails.

O primeiro conselho a ter em mente: exclua-o imediatamente e não clique em nenhum link.

5. Janelas pop-up

Os chamados “pop-ups” geralmente são um sinal inequívoco de que algo está errado.

“Como acontece nos computadores, alguns malwares geram janelas pop-up que o convidam a executar diferentes ações”, diz o especialista em segurança cibernética Joseph Steinberg.

“Se você vir ‘pop-ups’, lembre-se disso”, alerta Steinberg.

6. Compras e aplicativos suspeitos

De onde saiu esse novo aplicativo que está instalado no seu telefone? O seu consumo de dados disparou inexplicavelmente este mês?

É possível que, além desses sinais, o valor de sua conta telefônica ou o número de mensagens de texto que você “enviou” tenha aumentado.

“Embora o fabricante ou a operadora possam ser autorizados a instalar aplicativos de vez em quando para atualizar o seu telefone, se novos programas aparecem de repente, é melhor você garantir que eles sejam legais”, diz Steinberg.

O especialista recomenda procurar no Google o nome do aplicativo instalado e verificar o que outros usuários dizem sobre ele.

O mesmo acontece se o consumo de dados crescer inesperadamente: é melhor conferí-lo.

Também há casos em que hackers usam seus dados para fazer compras. Por esse motivo, especialistas recomendam que você tenha controle sobre as transações.

7. Aparência estranha e ruído de fundo

Se, ao navegar na internet, as páginas tiverem uma aparência incomum, é possível que seja devido à ação de um que está controlando o dispositivo à distância.

Isso também poderia explicar comportamentos incomuns do sistema.

Finalmente, o ruído de fundo quando você faz uma ligação pode explicar que um terceiro está gravando a chamada. Se você ouvir beeps ou vozes, as chances são ainda maiores.

O que fazer?

-Instale um antivírus de confiança em seu celular (alguns são grátis);

-Desinstale os aplicativos que você não instalou;

-Evite navegar usando wi-fi público;

-Proteja seu telefone com uma senha difícil de decifrar;

-Não faça downloads de aplicativos de fontes desconhecidas;

-Tenha cuidado ao clicar em “pop-ups”;

-Mantenha seu dispositivo sempre atualizado;

-Verifique regularmente a fatura e o consumo de dados do seu telefone.

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