Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Dourados ganha espaço ‘Sucata Cultural’ para fomentar o teatro, a dança e o circo

Grupo de artistas está unido pela arte.
Arquivo -

Grupo de artistas está unido pela arte.

A cidade de ganhou na última semana um espaço para o desenvolvimento e o fomento da dança, do e das artes circenses. É o espaço “Sucata Cultural” organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Artístico e Social Sucata Cultural, idealizada em 2017 por um grupo de artistas.

         Conforme o ator João Rocha, um dos idealizadores do projeto “a Sucata Cultural propõe-se em beneficiar e enriquecer Dourados no que diz respeito à formação de público e de artistas locais através de oficinas, palestras, workshops e apresentação de espetáculos locais, regionais e nacionais”.

 Essas atividades de formação, segundo João Rocha, estarão vinculadas a aulas de teatro, dança e circo, podendo se estender a outras linguagens conforme demanda de seu público e dos artistas interessados em utilizar seu espaço para estes fins.

         A Sucata Cultural se configura a partir do desejo destes artistas em fomentar técnicas e linguagens que fazem parte da pesquisa que realizam em relação à produção artística e cultural no Mato Grosso do Sul, além de buscar atender à urgência de disseminação das diferentes linguagens da arte. cidade, no estado e no país.

         FUNDADORES

João Rocha é ator, palhaço, bailarino e diretor teatral. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados em 2012. Iniciou seus trabalhos com teatro e durante sua trajetória teve oportunidade de vivenciar e experimentar várias linguagens como o balé clássico, dança contemporânea, acrobacia, malabarismo, equilibrismos.

Rocha é um dos cofundadores da “Companhia M´Boiatatá” de Circo na cidade de Dourados. Aprofundou os estudos nas artes circenses através de cursos e oficinas. Ingressou no Instituto Blanche Torres, representando espetáculos em várias regiões brasileiras com reconhecimento nacional. É diretor responsável pela CIA THEASTAI, grupo de artes cênicas com sede na cidade de Dourados.

Antonio Júnior é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados. Em Dourados esteve envolvido em diversas produções teatrais como: Ara Pyahu – Des/caminhos do contar-se, Amizade é uma coisa, farinha é outra!, Cantigas dum Fazedô, o espetáculo para crianças Chuá – Uma aventura no Pantanal, o espetáculo adulto Quem matou o Morto?, entre outras. É membro da Cia. Theastai de Artes Cênicas, uma das fundadoras do Instituto de Desenvolvimento Artístico e Social Sucata Cultural, com sede no espaço Sucata Cultural, em Dourados.

Társila Bonelli formada em vários estilos de dança (balé clássico, jazz, balé moderno, contemporâneo, entre outros), especialista em Dança e Consciência Corporal pela Faculdade Metrocamp/Campinas, licencianda em Artes Cênicas pela UFGD.

Junior de Oliveira, artista e um dos criadores do Circo Le Chapeau. Iniciou nas artes circenses através do teatro e do malabarismo em 2003 em -MS, cursou a Escola de Circo de Londrina (2008/2011), Escola Nacional de Circo/FUNARTE-RJ (2012/2014) e curso na técnica de quadrante na ABSL Trapeze em Bruxelas-BE (2014), alem de diversos cursos e oficinas na área do circo e por passagens por outras companhias e circos e apresentações em festivais nacionais e internacionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é executado com cerca de quatro tiros por um desconhecido no interior de MS

audiencia

Sem secretário, audiência debate impactos das mudanças climáticas em desastres na Capital

Jardim Noroeste recebe ação da Defensoria Pública com serviços jurídicos gratuitos no sábado

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de M

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de M

Operação que teve como alvo Mato Grosso do Sul apreendeu R$ 29 milhões de organização criminosa

Mudança Parque dos Poderes

Reordenamento em ruas do Parque dos Poderes gera controvérsias entre moradores

Últimas Notícias

Mundo

Novo papa assistiu ‘Conclave’ pouco antes de ser escolhido

Informação foi confirmada pelo irmão do pontífice

Brasil

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Uma perícia realizada na assinatura do Coronel Nunes apontou características diferentes da escrita original

Cotidiano

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses

Brasil

PA: Homem reclama sobre a falta de mobiliários e leva sofá para o hospital

Após a repercussão o homem se desculpou nas redes sociais