Aparência externa mudou pouco

Chegaram ao fim as especulações sobre o novo modelo do 7, que foi lançado nesta quarta-feira 97) em evento especial da Apple, na Califónia, EUA. O design traz poucas novidades: a carcaça de metal com cantos arredondados não teve grandes alterações, assim como a mesma frontal com botão físico abaixo da tela. As mudanças, no entanto, estão no hardware: a câmera ganhou um conjunto duplo de sensores, enquanto na parte frontal o botão home deixa de ser clicável e passa a responder apenas por toque.

Na parte inferior vemos que não há mais uma entrada P2 para fones de ouvido. No lugar há furos na carcaça que simulam um alto-falante secundário, mas que na verdade escondem apenas um segundo microfone, buscando manter a similaridade no design. Juntamente com o iPhone 7 Plus vem um novo fone de ouvido da Apple, que recebe o nome de AirPods, que conta com tecnologia exclusiva de comunicação sem fio, que apesar de ter um menor alcance comparado ao Bluetooth, promete reduzir o consumo de bateria, tanto no acessório quanto no smartphone, além de garantir uma melhor qualidade sonora.

Talvez o maior destaque do iPhone 7 Plus seja a sua nova câmera que conta com duplo sensor de 12 megapixel cada um. O principal traz uma lente grande-angular de seis elementos com estabilização óptica de imagens. Já o segundo oferece uma lente teleobjetiva de cinco elementos com pixels menores sendo responsável por aproximar elementos sem comprometer a qualidade das imagens ou vídeos. Na prática temos algo similar a um zoom óptico de 2X, que pode ser complementado com zoom digital de 10X sem perda de qualidade.

A câmera do iPhone 7 Plus também recebeu melhorias comparada à do iPhone 6s Plus, como um sensor maior (1/3”), maior abertura (f/1.8) e capacidade de gravar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo. Apple investiu bastante na câmera do aparelho para que tanto o iPhone 7 quanto a variante Plus ofereçam a melhor experiência em fotografia entre os principais flagships do mercado. Por fim, o flash traseiro conta com quatro LEDs, sendo dois frios e dois quentes, além de um novo sensor de luz ambiente para melhorar a qualidade da imagem. A câmera frontal tem sensor de 7 MP.

Poderoso chipset Apple 10 Fusion quad-core

Novo Chip do iPhone 7 (Divulgação/Apple)

 

A cada ano Apple sempre busca aprimorar o chipset da empresa a ser usado em sua nova linha de smartphones e tablets. Com os iPhone 7 e 7 Plus não seria diferente. Aqui temos o Apple A10 Fusion, componente fabricado pela TSMC a 16nm, capaz de alcançar até 2,4 GHz. A novidade traz quatro núcleos, sendo dois para tarefas pesadas e dois para tarefas mais simples. O processador do iPhone 7 Plus apresenta um salto notável comparado ao Apple A9 de seu antecessor, e até mesmo o A9X usado no iPad Pro. De acordo com a Apple houve um aumento de 40% no desempenho da CPU e até 50% no ganho de GPU. Mesmo não trazendo um processo de fabricação mais refinado (10nm), este chipset oferece consumo controlado capaz de entregar uma autonomia de bateria superior nesta geração, sendo 2/3 mais econômico.

Apple nunca confirma a quantidade de RAM presente em seus novos lançamentos, mas acredita-se que o iPhone 7 Plus venha com 1 GB a mais que seu irmão menor. Desta forma, o novo phablet da Maçã conta com um total de 3 GB de RAM LPDDR4. Esta diferença deve-se ao fato de o mesmo possuir câmera dupla, o que exige uma maior quantidade de memória para que imagens tiradas com campo de profundidade diferente sejam trabalhadas ao mesmo tempo para compor apenas uma única foto.

O iPhone 7 Plus ganha um novo botão home que não conta mais com mecanismo de resposta ao ser pressionado. Desta forma, a novidade nada mais que um botão sensível ao toque, algo como uma solução capacitiva, mas que vibra buscando simular o uso tradicional de um botão físico. Esta mudança vem com a necessidade de melhorar a resistência do aparelho à entrada de água. Desta forma, o iPhone 7 Plus chega com certificação IP67.

Com uma resistência à água reforçada, Apple busca criar rivais de peso contra os recentes lançamentos da Samsung que chegaram ao mercado com certificação IP68, o que permite mergulhar tanto o Galaxy S7 quanto o Note 7 por até 30 minutos em até 1 metro e meio na água. No caso do iPhone 7 Plus, a resistência é menor, limitando o aparelho a mergulhos de até um metro de profundidade, mas sendo mais do que a geração anterior era capaz de suportar abaixo d’água.

O iPhone 7 Plus conta com a mesma tela de 5,5 polegadas Full HD de antes, mas agora alcança um maior nível de brilho, além de ter uma escala de cor mais ampla, o que faz com que qualquer conteúdo exibido na tela do aparelho fique melhor. De acordo com a Apple, seu novo aparelho cumpre as exigências para conteúdo multimídia com toda a sua qualidade. Assim, assistir filmes no iPhone 7 Plus será melhor já que você verá todas as cores presentes no vídeo gravado.

Para complementar a experiência com vídeos, o iPhone 7 Plus conta com duplo alto-falante. Na verdade, o alto-falante superior usado para chamadas emite um som mais alto quando o aparelho está na posição paisagem. Assim, você tem o canal esquerdo e direito (formado pelo alto-falante tradicional na parte inferior). Sem falar que o aparelho também conta agora com novas opções de fones de ouvido sem fio, entre eles o AirPods. No entanto, estes são vendidos separadamente, já que a empresa decidiu adicionar um adaptador para que o usuário use fones tradicionais conectados na porta Lightning do aparelho.

Novas opções de cores, armazenamento e bateria maior

Novas cores do iPhone 7 (Divulgação/Apple)

 

Além das tradicionais cores prata, dourada e ouro rosa, Apple trouxe a cor preta com acabamento fosco, um tom mais escuro para aqueles que já enjoaram do cinza espacial presente em gerações anteriores do smartphone da empresa, além de outros produtos da companhia. Há também a ‘Jet Black’ que tem acabamento brilhante, sendo um grande diferencial nesta nova geração.

Outra mudança presente no iPhone 7 Plus está na quantidade de memória oferecida para armazenamento. Enquanto o iPhone 6 Plus chegou em três opções (16, 64 e 128 GB), o novo lançamento parte de 32 GB, pula a variante de 64 GB, oferecendo os modelos mais tops com 128 e 256 GB de memória. Se não ter um slot para cartões microSD era um problema no iPhone, Apple agora oferece uma generosa quantidade de espaço para ninguém por defeito.

Por fim, o novo iPhone Plus também traz uma bateria maior. Aqui temos 2.910 mAh, um incremento de apenas 160 mAh de uma geração para outra. No entanto, diante dos refinamentos feitos no processo de fabricação FinFET 16nm pela TSMC, podemos esperar que o iPhone 7 Plus apresente uma autonomia de bateria maior do que a do seu antecessor.

iPhone 7 Plus tem preço inicial de US$ 769 para o modelo de 32 GB. Pré-venda começa em 16 de setembro, com vendas iniciadas ainda este mês nos Estados Unidos.