Pular para o conteúdo
Turismo

Representando o Brasil, Pantanal concorre a dois prêmios internacionais de turismo

Refúgio Ecológico Caiman concorre com Inglaterra e Indonésia
Arquivo -

Refúgio Ecológico Caiman concorre com Inglaterra e Indonésia

O Complexo Ecológico do Pantanal representa o Brasil em uma premiação internacional do turismo sustentável. O pantanal está entre os finalistas do prêmio WTTC Tourism for Tomorrow, da organização World Travel & Tourism Council (WTTC), que premia entidades e estabelecimentos que adotam as melhores práticas ambientais.

Quem representa o Brasil na categoria “Prêmio de Meio Ambiente”, é o Refúgio Ecológico Caiman, localizado no pantanal sul-mato-grossense, em – 203 km de . O refúgio, uma fazenda de mais de 53 mil hectares, concorre com dois estabelecimentos: a Biosphere Expeditions, da Inglaterra e a Misool, da Indonésia.

“Considerado um dos maiores prêmios de turismo responsável do setor, a homenagem é organizada anualmente pelo WTTC. Os vencedores serão anunciados no final de abril, durante a celebração da cúpula anual que o WTTC realizará em Bangkok, entre os dias 26 e 27 do mesmo mês”, anuncia o Ministério do Turismo.

Vinicius Lummertz, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), declarou ao ministério que a indicação “confirma que o Brasil está em consonância com as ações sustentáveis adotadas por grandes empresas mundiais”.

“O Instituto apoia e reconhece a importância do prêmio. Além de minimizar impactos negativos ambientais e socioculturais, o consumo responsável dos serviços turísticos também promove benefícios econômicos para as comunidades locais e no entorno dos destinos, como é o caso do Refúgio Ecológico Caiman”, declarou.

Mato Grosso do Sul já representou o prêmio. Em 2014, Bonito foi finalista da categoria Prêmio de Destino e ficou em segundo lugar, atrás atrás da Costa Navarino, na Grécia.

“A WTTC é comprometida a promover a sustentabilidade na indústria de viagem e turismo desde que foi estabelecida, há 20 anos. Garantir o crescimento sustentável da nossa indústria a longo prazo é provavelmente o maior desafio que encaramos. O prêmio visa reconhecer as melhores práticas de turismo sustentável junto com a indústria global, baseado nos princípios de operações sustentáveis, suporte e proteção da herança cultural e natural e benefícios ao bem estar social e econômico das pessoas locais dos destinos de viagens ao redor do mundo”, explica a organização.

WTTC

O WTTC, Conselho Mundial de Viagens e Turismo, é um fórum mundial que representa o setor de indústrias ligadas ao ramo. Surgiu já na década de 1980, e é fundamentado em três bases: “Liberdade para Viajar”, “Políticas para o crescimento” e “Turismo para o amanhã”.

A última delas motiva o prêmio, que acredita em um turismo que fomente práticas sustentáveis a longo prazo, com ‘olhos voltados’ para o futuro.

“O turismo para o amanhã tem sido uma grande responsabilidade para salvaguardar o meio ambiente e garantir que o crescimento do nosso setor seja realizado de forma responsável, encontrando o equilíbrio entre as pessoas, o planeta e o lucro”, afirma a entidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Últimas Notícias

Economia

Exportações de pneus aos EUA terão taxas de 25% e 50%, diz associação do setor

A indústria de pneus é mais uma que reclama de ter sido atingida pela elevação a 50%

Polícia

Homem é preso após perseguições e ameaças contra ex

Vítima procurou a delegacia para relatar os abusos

Economia

Dólar fecha em queda de 0,99%, a R$ 5,5456, em dia de payroll abaixo do esperado nos EUA

O dólar oscilou de R$ 5,6284 na máxima pela manhã

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025