Pular para o conteúdo
Turismo

Com observatório, Sectur quer mapear perfil de turistas, agentes e espaços culturais

Dados mensais vão nortear investimentos em turismo e cultura
Arquivo -

Dados mensais vão nortear investimentos em e cultura

Um observatório municipal para mapear e entender como funciona o consumo de cultura e o comportamento de turistas na cidade. Esta é a aposta da (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) para traçar, ao longo de um ano, um diagnóstico de quais meses da alta e baixa estação precisam de atenção do poder público, no contexto da geração de renda por meio da cultura e do turismo.

O núcleo, intitulado ‘Observatório de Cultura e Turismo’ de , foi lançado na manhã desta quarta-feira (12 no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, já com a divulgação dos dados referentes a março. “A ideia é justamente mapear o comportamento dos turistas, identificar esse perfil, para saber como aproveitar melhor o potencial turístico da cidade”, explica a titular da Sectur, Nilde Brum.

Em entrevista ao Jornal Midiamax em janeiro deste ano, Brum destacou que, ao assumir a pasta, integraria as políticas públicas culturais ao turismo, de forma que os serviços de um fossem consumidos pelo público da outra. De acordo com a secretária, o Observatório age nesta sinergia. “Vamos conseguir identificar o perfil do turista que visita a Capital, suas expectativas e o cenário turístico local. No âmbito cultural, mapearemos os agentes e os espaços” explica.

(Reprodução/Sectur)
.

Cultura

Em fase de testes, o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, que será chamado de SMIIC, será responsável pelo mapeamento das atividades e agentes culturais na cidade, conforme determina uma das metas do Plano Municipal de Cultura. Segundo Nilde, a expectativa é que já no próximo mês os primeiros dados sejam disponibilizados.

Os dados do turismo na Capital referentes a março, no entanto, já foram disponibilizados e trazem números interessantes, após entrevista de cerca de 400 turistas que estiveram na cidade no mês passado.

A secretária Nilde Brum durante apresentação do Observatório (Jessica Benitez/Midiamax)De acordo com o levantamento, por exemplo, cerca de 36% dos turistas estiveram na cidade para um grande concurso público com realização na Capital. Deste índice, 60% visitava Campo Grande pela primeira vez. Do total de turistas, 18% vieram de , 14% do interior do Estado, 10% eram originários do Rio de Janeiro e 6,9% eram estrangeiros. A maioria permaneceria na cidade por três dias, mas 11% ficaram 6 e 8%, 8 dias.

A pesquisa também envolveu os hotéis. O núcleo que toca o Observatório contactou 73 hoteis, e obteve 58 respostas, que refletiram numa taxa de ocupação de 56% dos leitos em Campo Grande.

Com parceria entre a Sectur, Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), os dados do observatório também deverão, segundo a secretária, fornecer o mapeamento dos meses que precisam de investimento na cidade. “Vamos saber quais são os períodos vazios, aqueles que precisaremos buscas eventos para ocupa-los e explorar o potencial da cidade. Vamos trazer eventos de qualquer cunho, que vão movimentar a economia”, conclui Brum.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Últimas Notícias

Economia

Exportações de pneus aos EUA terão taxas de 25% e 50%, diz associação do setor

A indústria de pneus é mais uma que reclama de ter sido atingida pela elevação a 50%

Polícia

Homem é preso após perseguições e ameaças contra ex

Vítima procurou a delegacia para relatar os abusos

Economia

Dólar fecha em queda de 0,99%, a R$ 5,5456, em dia de payroll abaixo do esperado nos EUA

O dólar oscilou de R$ 5,6284 na máxima pela manhã

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025