Pular para o conteúdo
Política

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax, nesta manhã, e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense
Vinicios Araujo -
nelsinho governo lula
Nelsinho Trad (PSD). (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, (PSD-MS), afirmou na manhã desta sexta-feira (18), em entrevista ao Midiamax, que espera uma negociação de alto nível entre o Brasil e os para resolver o impasse causado pela decisão do governo norte-americano de sobretaxar produtos brasileiros, como a carne bovina.

Segundo o senador, o esfriamento das relações diplomáticas entre os dois países não é recente e já havia sido apontado pelo embaixador dos EUA no Brasil, logo após a eleição de Nelsinho para a presidência da comissão, ainda no início do ano. 

“Ele chegou para mim e disse: ‘Vocês têm que fazer um grupo de trabalho e estreitar a relação que está muito fria com os Estados Unidos’”, relembrou o parlamentar.

A crise, que envolve diretamente os setores do agro e da indústria, já afeta Mato Grosso do Sul. Nelsinho lembrou que pelo menos cinco frigoríficos do Estado interromperam os abates destinados ao mercado americano, o que, para o parlamentar, pode gerar desemprego e encarecimento dos produtos no mercado interno. 

“Eles não são como a gente, que comemos ponta de costela, ponta de peito, granito, picanha. Eles gostam da nossa carne para fazer hambúrguer, que é o que eles comem mais. Então, já começou a refletir aqui, em isso perdurando, poderá vir a ter desemprego. Então já começa a ter as repercussões na ponta. Nós temos a obrigação e o dever de tentar amenizar isso”, destacou.

Como alternativa imediata, o senador compõe a comitiva que vai buscar o adiamento da aplicação da sobretaxa, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. 

“Como que pode estancar a hemorragia numa situação dessa? Aumentar o prazo da aplicação. É para ser 1° de agosto, tem menos de 10 dias úteis para entrar em vigor. Então, vamos tentar conseguir 90 dias para dar tempo do setor, principalmente do agro, que tem condições e [é] mais palatável de pegar a mercadoria que ia para cá, vamos jogar para lá. Isso aqui é perecível, vamos vender mais barato, para não ser o outro país que tem”, disse o senador, reconhecendo que, para a Indústria, o caminho pode ser mais desafiador.

A Comissão de Relações Exteriores já foi oficialmente instituída com tempo de atuação de 90 dias, podendo ser prorrogada. 

A missão é clara: criar uma ponte de diálogo com o Legislativo norte-americano, para que o Executivo brasileiro tenha espaço de negociação direta com o governo

“Não dá mais para ser em esfera inferior. Tem que ser negociação de alto nível”, pontuou Nelsinho.

O senador reforçou ainda que a diplomacia precisa ser prioridade. “Vamos esgotar tudo na base do entendimento. A Lei de Reciprocidade e medidas mais duras ficam para o último momento”, concluiu.

Questionado sobre o que fazer se o diálogo de ‘alto nível’ esperado não for construído com o estadunidense, Nelsinho foi direto: “Fecham-se portas, mas a gente tem que ter a percepção de abertura de novas janelas de oportunidade. Nós temos que ter solução. Não adianta ficar chorando o leite derramado.”

Ele destacou que já iniciou tratativas com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para discutir saídas alternativas e o estímulo a outros mercados importadores.

“Queremos que a agência fale na comissão sobre as consequências tardias desse assunto e as soluções possíveis”, apontou.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro diz que não sabia de pen drive no banheiro e que vai perguntar a Michelle se é dela

Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

bolsonaro

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

cantor jao novo visual irreconhecivel 3

Acredite, é ele: cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

simone tebet

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Últimas Notícias

Brasil

Carne bovina: Abrafrigo prevê perda de US$ 1,3 bilhão em 2025 com tarifa dos EUA

Relatório da entidade apontou que Brasil deve diversificar as exportações, focando no comércio com Chile, México e Rússia

Cotidiano

Festas julinas interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana; confira

A orientação é que os condutores busquem rotas alternativas

Polícia

Sejusp determina que nova nomeação de perito alvo do Gaeco seja suspensa e fala em ‘erro material’

Perito, já condenado por corrupção ativa e associação criminosa, havia sido nomeado para cuidar de frota de veículos

Brasil

Primeira Turma do STF tem maioria para manter medidas restritivas contra Bolsonaro

Sessão virtual se encerra somente às 23h59; Ainda falta os votos do ministros Luiz Fux e Carmen Lucia