O vereador Victor Rocha (PSDB) adiantou que a Casa Rosa começa a fazer o exame genético para detecção de câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde) neste segundo semestre de 2025. O serviço é inédito em Mato Grosso do Sul e será oferecido de maneira totalmente gratuita.
O “exame Angelina Jolie” refere-se à popularização dos testes genéticos para detectar mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, após a atriz Angelina Jolie tornar pública sua decisão de realizar uma mastectomia preventiva, devido ao alto risco de câncer de mama identificado em seus exames. Esse caso levou a um aumento na procura por esses testes, especialmente por mulheres com histórico familiar da doença.
O vereador e médico mastologista voluntário da Casa Rosa, Dr. Victor Rocha, explica que o serviço será inicialmente voltado aos pacientes com histórico familiar de câncer, permitindo a identificação precoce de mutações genéticas como BRCA1 e BRCA2, relacionadas ao câncer de mama e ovário.
“Estamos em fase final de implantação para que o exame genético esteja disponível na Casa Rosa ainda neste segundo semestre. Será um marco para o SUS em nosso estado, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado integral. Esse é o modelo de saúde pública que defendemos: humano, acessível e resolutivo”, afirmou Dr. Victor Rocha.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***