Três caminhões movidos a gás natural reforçam a frota da Solurb e já podem circular na coleta de lixo da Capital. Os veículos, fabricados pela Scania, são mais sustentáveis porque reduzem a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a aquisição representa uma economia, já que o aterro sanitário da Solurb passará a produzir combustível para o veículo.
Para a concessionário de limpeza urbana, este é um marco pela substituição de veículos movidos a diesel por modelos com tecnologia a gás natural veicular. A compra dos três veículos é parte de um projeto-piloto, que visa avaliar o desempenho técnico e ambiental desses veículos e, assim, iniciar a substituição progressiva da atual frota, segundo a Solurb.
Segundo Fábio Rezende, gerente da loja campo-grandense de veículos da fabricante Scania, a iniciativa da aquisição foi da Solurb. “Porque eles têm o aterro sanitário e a possibilidade de fazer a geração do biometano e ter um custo menor na operação. A MS Gás está subsidiando o valor do metro cúbico de gás, melhorando o custo total”, diz Fábio.
O gerente revelou, ainda que a empresa está realizando testes com ônibus movidos a gás no transporte público de Campo Grande e em caminhões que transportam celulose na região de Três Lagoas, tanto para a Suzano quanto para a Eldorado.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***