Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Seguem abertas as inscrições para oficinas gratuitas do Bonito CineSur

Interessados podem se inscrever até 15 de julho
Evelyn Mendes -
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito
Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito. (Divulgação, Bonito CineSur)

O 3º CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito segue com as inscrições abertas para quem deseja participar das voltadas ao cinema e audiovisual. Ao menos quatro oficinas estão previstas para acontecer entre os dias 26 de julho e 2 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito – Sala Glauce Rocha.

Voltadas a estudantes, profissionais e interessados em geral, as oficinas integram o eixo formativo do festival, que busca promover o cinema como possibilidade de expressão e inclusão cultural, especialmente para a comunidade de Bonito (MS) e região.

Cada oficina oferece 25 vagas, e as inscrições estão abertas até 15 de julho. O resultado dos selecionados será divulgado em 18 de julho. Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site oficial do festival, no link https://bonitocinesur.com.br/2025/.

Confira as oficinas oferecidas:

  • Oficina de Interpretação para Cinema – com Clara Linhart: a oficina conduzida por Clara Linhart será uma experiência prática e teórica voltada à atuação no audiovisual. Serão explorados aspectos como expressão vocal, corporal, improvisação e construção de personagens, a partir de cenas de brasileiros. Também serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica e a dinâmica de um set de filmagem.

Segundo Clara Linhart, a proposta é ampliar o entendimento sobre o trabalho do ator e da atriz no contexto da produção audiovisual. “A oficina é voltada a atores, atrizes, diretores e todos que desejam conhecer a atuação para o cinema. Vamos trabalhar com cenas reais e discutir a importância de compreender a narrativa, os enquadramentos e a interação com a câmera”, afirma.

Público-alvo: atores, atrizes, estudantes e profissionais interessados em atuação, maiores de 18 anos, com exposição de motivos no ato da inscrição.

Oficina de Direção de Cinema – com Marcela Lordy

  • Com três décadas de atuação no audiovisual, a diretora e roteirista Marcela Lordy propõe um mergulho nos processos criativos da direção de cinema, abordando desde o desenvolvimento de roteiros até a finalização de um filme. A oficina inclui reflexões sobre estilo, linguagem, escolhas de mise-en-scène, direção de atores e estratégias para inserção no mercado.

Marcela destaca que a atividade oferece uma visão ampla da profissão. “Vamos conversar sobre como manter a voz autoral diante dos desafios da produção e como transformar uma ideia em linguagem audiovisual. Ela conta que a oficina parte da sua trajetória como diretora e busca abrir diálogo com realizadores em diferentes fases da carreira.

“Eu falo sobre o processo criativo da direção de um longa-metragem, desde o desenvolvimento da ideia e como você se conecta a ela, mesmo que não tenha escrito o roteiro. Vamos discutir como traduzir sentimentos e emoções em imagens e sons, como conectar os departamentos de fotografia, arte e som para que trabalhem na mesma direção, e também a importância da pós-produção — da montagem à identidade visual, ao lançamento do filme. A ideia é provocar reflexões e estimular o pensamento autoral de cada participante”, afirma.

Público-alvo: profissionais e estudantes da área de cinema, audiovisual e comunicação, maiores de 18 anos.

Oficina de Projeto Audiovisual – Do Papel à Venda – com PJ Maia e Mariana Bastos

  • A oficina tem como foco capacitar criadores a estruturarem ideias e transformá-las em projetos prontos para apresentação ao mercado audiovisual. Serão abordadas técnicas para criação de decks, pitching e networking. A proposta é compartilhar estratégias voltadas à viabilização comercial de filmes, séries e outros formatos audiovisuais.

Segundo os ministrantes, o roteirista PJ Maia e a diretora Mariana Bastos, a oficina é direcionada a profissionais que desejam entender como navegar no mercado e apresentar suas ideias de forma eficaz. “Queremos ajudar quem tem um projeto a tirá-lo do papel com clareza e propósito. Vamos mostrar caminhos práticos, a partir da nossa experiência, para que os participantes consigam apresentar suas obras em festivais, canais ou plataformas.”

Público-alvo: roteiristas, diretores e produtores iniciantes ou em transição de carreira.

Oficina de Roteiro – Da Ideia à Realização – com Luiz Carlos Lacerda

  • Reconhecido por sua trajetória no , Luiz Carlos Lacerda ministra uma oficina dedicada à dramaturgia cinematográfica, com aulas teóricas e exercícios práticos. Serão exploradas as diferenças entre os modelos industrial e autoral, a construção de personagens, conflitos, planos, movimentos de câmera e a linguagem técnica do roteiro.

Lacerda explica que a oficina terá uma abordagem formativa e crítica. “Vamos trabalhar com as estruturas clássicas e contemporâneas do roteiro, discutir a utilização de lentes e realizar exercícios de decupagem. O objetivo é fornecer aos participantes ferramentas sólidas para desenvolverem seus próprios roteiros com consciência estética e técnica”, diz.

Público-alvo: estudantes e iniciantes no audiovisual, maiores de 18 anos, com envio de currículo e justificativa de interesse.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada