Na noite deste domingo (20), a cantora, empresária e apresentadora, Preta Gil morreu aos 50 anos, após complicações em decorrência de um câncer. A artista havia iniciado tratamento em janeiro de 2023, quando anunciou publicamente o diagnóstico. A informação da morte foi confirmada pela equipe da artista em contato com Splash.
Preta Gil teve apenas um filho: Francisco Gil, também conhecido como Fran, músico que completa o trio do grupo ‘Gilsons’. Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Dois anos após seu pai retornar do exílio em Londres durante a ditadura no Brasil.
Mulher preta, bissexual assumida e fora dos padrões estéticos convencionais, Preta enfrentou preconceitos desde a infância e também combatia o racismo, a gordofobia e a homofobia. “Eu costumo dizer que eu era a Preta no mundinho da Tropicália, achava que as pessoas eram que nem a minha família. O mundo não era assim”, comentou em entrevista à revista Forbes.
Em várias entrevistas, Preta contou o momento controverso quando o pai foi registrá-la no cartório. O tabelião inicialmente se recusou a aceitar o nome “Preta”, o que levou Gilberto e a avó materna de Preta, Wangry, a argumentarem que nomes como “Branca” e “Clara” eram comuns. “Se fosse Branca, Rosa ou Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas”, argumentou o músico. O tabelião disse que só faria o registro se fosse incluído um nome católico no registro oficial. A avó então sugeriu um nome composto: Preta Maria, e o tabelião concordou.

Infância de Preta Gil
A infância de Preta foi dividida entre o Rio de Janeiro e Salvador, após a separação dos seus pais. A cantora era a quarta filha de Gilberto Gil de um total de sete. Gil foi casado com Sandra Gadelha (a Drão), a cantora Nana Caymin e Belina de Aguiar. Com Nana, o cantor não teve nenhum filho durante a relação de um ano.
Com Belina de Aguiar, Gil teve Nara Gil (atriz e cantora), Marília Gil (atual diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia). Já com Sandra, o artista teve Pedro Gil (músico e baterista que morreu aos 19 anos em um acidente de carro), Preta Gil e Maria Gil. Aliás, Preta era prima de Patrícia Pillar e Luiza Possi, por parte de mãe.
Em 1980, Gilberto Gil assumiu relacionamento com Flora Gil, atual mulher, com quem tem três filhos: Bem Gil (músico e produtor musical), Isabela ou Bela Gil (chef de cozinha e apresentadora) e José Gil (músico e um dos integrantes do grupo Gilsons). Preta era muito próxima da madrasta e costumava chamar Flora de “segunda mãe”.
A artista cresceu em meio à efervescência cultural da Tropicália, com grandes nomes da música e da arte brasileira. Essa convivência moldou sua personalidade artística e sua visão de mundo. Ela foi uma voz marcante na luta contra o racismo, a gordofobia e a LGBTQIA+fobia, usando sua visibilidade para promover inclusão e combater preconceitos.
Embora tenha se declarado publicamente bissexual desde o início da carreira artística, seus relacionamentos conhecidos eram todos com homens. Preta Gil revisitou sua trajetória em sua primeira autobiografia, “Os Primeiros 50” (Globo Livros, R$ 50,60). No livro, que celebra cinco décadas de vida, ela compartilha revelações íntimas, incluindo sua experiência com a primeira namorada.
Com informações do Uol
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***