A quase uma semana para entrar em vigor o ‘tarifaço’ sobre as exportações brasileiras, o Senado Federal envia, neste fim de semana, a comitiva oficial aos Estados Unidos com o objetivo de reforçar o diálogo político entre os dois países, em meio ao agravamento das tensões comerciais que se acirraram nas últimas semanas.
A missão, organizada pelo presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores), senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD), foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa e terá compromissos em Washington de segunda (28) a quarta-feira (30). As tarifas determinadas por Donald Trump estão previstas para iniciarem em 1° de agosto.
A agenda inclui encontros com parlamentares norte-americanos, empresários, representantes do Brazil-U.S. Business Council, da U.S. Chamber of Commerce e especialistas em comércio internacional. “O foco é demonstrar a disposição do Legislativo brasileiro em fortalecer a interlocução bilateral e construir pontes institucionais em resposta ao cenário de incertezas”, detalha comunicado à imprensa.
Segundo o senador Nelsinho Trad, que lidera a delegação, a missão tem caráter suprapartidário e busca uma resposta institucional diante da crise. “Preservar empregos. Este é o nosso norte”, afirmou. “Não viemos aqui para confrontar. Viemos para conversar”, completou o parlamentar sul-mato-grossense.
A delegação conta ainda com os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).
A movimentação do parlamento ocorre paralelamente às ações do Executivo. Nesta quinta-feira (24), o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, revelou ter conversado com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em uma ligação de quase 50 minutos no sábado (19).
Segundo Alckmin, o governo brasileiro tem buscado uma agenda de negociação sem contaminação política ou ideológica, com foco em soluções econômicas e produtivas.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento em Minas Gerais, criticou a postura do presidente norte-americano Donald Trump, que segundo ele “não quer conversar”.
Lula afirmou que o Brasil está pronto para negociar, mas que não recebeu retorno formal às propostas enviadas em maio. O presidente reiterou que, caso as tarifas entrem em vigor no dia 1º de agosto, o país poderá adotar medidas de reciprocidade.
Em recente entrevista ao Jornal Midiamax, o senador Nelsinho Trad defendeu a imposição de resposta recíproca como última medida, após o esgotamento total das alternativas diplomáticas. Veja a entrevista completa abaixo:
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***