Campo Grande e Corumbá foram as duas cidades de Mato Grosso do Sul escolhidas para participar do Enani 2025 (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil). O objetivo é atualizar informações nutricionais de mães e crianças de até seis anos em todo o país. Além de MS, o Ministério da Saúde realiza esta pesquisa em outras 73 cidades de mais 18 estados brasileiros.
Em todo o Brasil, o estudo já ouviu mais de 10 mil crianças e mães e visitará, ao todo, 15 mil domicílios. Para a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Enani é essencial para orientar políticas públicas que melhorem a alimentação, o crescimento e a saúde das crianças. Além disso, a pasta considera a participação das famílias decisiva para que o Estado tenha um retrato real da saúde nutricional da população infantil.
Durante as visitas, os entrevistadores estarão vestindo camiseta e crachá do Enani-2024, cuja coleta de dados está ocorrendo agora em 2025. Além disso, eles realizam três etapas: entrevista com a mãe ou cuidador sobre alimentação e amamentação; medição de peso e altura da criança e da mãe biológica; e agendamento para coleta de sangue.
Os exames laboratoriais incluem hemograma completo e análise de marcadores como ferro e vitamina A. Se for necessário, a família será encaminhada à unidade de saúde mais próxima para acompanhamento. A SES orienta que as famílias recebam os pesquisadores e, se tiverem dúvidas, entrem em contato pelo telefone gratuito 0800 888 0022.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***