Uma mulher foi resgatada por policiais militares do 10º Batalhão depois de conseguir denunciar em um atendimento em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, que era mantida em cárcere privado.
O resgate ocorreu nesta quarta-feira (21), depois que os militares foram acionados na unidade de saúde. Para os policiais, a mulher disse que estava indo para a sua residência após sair de um mercado na Rua Clevelândia,quando o ex-marido apareceu armado com uma faca.
Ela estava na companhia de um rapaz e o autor passou a agredir o amigo. Para acabar com a briga, a vítima aceitou acompanhar o ex-marido. Quando chegaram em um campo, o autor a agarrou pelo braço jogando-a na motocicleta.
A mulher foi levada para a residência, mas por conta de dores intensas, ela começou a gritar por socorro, momento em que o ex-marido resolveu levá-la até a unidade de saúde. Lá, a vítima conseguiu denunciar o homem.
Os policiais em rondas conseguiram prender o autor e com ele estava uma mochila com ferramentas e facas. Ele foi levado para a delegacia.
📍 Onde buscar ajuda em MS
Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.
Além da DEAM, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.
☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.
As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.
Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.
📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.