Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul segue em alerta por alta incidência de doenças respiratórias

Casos estão diminuindo, mas incidência de doenças respiratórias ainda é alta em cidades do Estado
Aline Machado -
Síndromes respiratórias continuam com alta incidência (iStock, Reprodução)

Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (17), aponta que permanece em alerta devido à alta incidência de doenças respiratórias. Registros mostram que os casos continuam diminuindo, mas as ocorrências ainda exigem atenção em todo o país.

Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, reforça que apesar da redução dos casos de SRAG, a incidência permanece elevada.

“Por isso a vacina contra a continua sendo fundamental para que a gente consiga reduzir ainda mais o número de casos graves pelo vírus”, frisa.

Alta incidência

Os dados do boletim epidemiológico, referente à semana 28 de monitoramento, mostram que crianças pequenas são as mais afetadas por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Conforme o levantamento, o vírus sincicial respiratório é o principal causador de doenças respiratórias em crianças, seguido do rinovírus e da Influenza A. Já em relação aos idosos, a influenza A é a principal responsável por hospitalizações e óbitos.

Em 2025, houve 133.116 notificações de casos de SRAG. Desses, 70.428 (52,9%) foram positivos para algum vírus respiratório, 44.501 (33,4%) tiveram resultado negativo e 9.168 (6,9%) aguardam confirmação. Entre os casos positivos, a distribuição dos vírus se dá: 26,8% influenza A, 1,1% influenza B, 45,9% VSR, 22,3% rinovírus e 7,3% Covid-19.

Até o último boletim epidemiológico, foram registrados 7.660 óbitos por SRAG. Destes, 4.112 (53,7%) foram positivos para algum vírus respiratório, 2.828 (36,9%) tiveram resultado negativo e 154 (2%) ainda aguardam confirmação laboratorial. Entre os óbitos positivos, a maioria (54,7%) foi causada por influenza A, seguida por Covid-19 (23,3%), VSR (10,7%), rinovírus (10,2%) e influenza B (1,7%).

Gráfico Infogripe, 28ª semana epidemiológica (Foto: Reprodução, Fiocruz)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Canadá: homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta-aviões no Paranoá

Últimas Notícias

Brasil

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Em nota, opositores fizeram comparação entre Lula e Bolsonaro

Cotidiano

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por WhatsApp

Cotidiano

Incêndio atinge área urbana do Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Incêndio começou no início da tarde desta sexta-feira (18)

Trânsito

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Uma vítima foi socorrida com ferimentos leves devido ao incêndio no caminhão, na tarde desta sexta-feira (18)