Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (17), aponta que Mato Grosso do Sul permanece em alerta devido à alta incidência de doenças respiratórias. Registros mostram que os casos continuam diminuindo, mas as ocorrências ainda exigem atenção em todo o país.
Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, reforça que apesar da redução dos casos de SRAG, a incidência permanece elevada.
“Por isso a vacina contra a gripe continua sendo fundamental para que a gente consiga reduzir ainda mais o número de casos graves pelo vírus”, frisa.
Alta incidência
Os dados do boletim epidemiológico, referente à semana 28 de monitoramento, mostram que crianças pequenas são as mais afetadas por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Conforme o levantamento, o vírus sincicial respiratório é o principal causador de doenças respiratórias em crianças, seguido do rinovírus e da Influenza A. Já em relação aos idosos, a influenza A é a principal responsável por hospitalizações e óbitos.
Em 2025, houve 133.116 notificações de casos de SRAG. Desses, 70.428 (52,9%) foram positivos para algum vírus respiratório, 44.501 (33,4%) tiveram resultado negativo e 9.168 (6,9%) aguardam confirmação. Entre os casos positivos, a distribuição dos vírus se dá: 26,8% influenza A, 1,1% influenza B, 45,9% VSR, 22,3% rinovírus e 7,3% Covid-19.
Até o último boletim epidemiológico, foram registrados 7.660 óbitos por SRAG. Destes, 4.112 (53,7%) foram positivos para algum vírus respiratório, 2.828 (36,9%) tiveram resultado negativo e 154 (2%) ainda aguardam confirmação laboratorial. Entre os óbitos positivos, a maioria (54,7%) foi causada por influenza A, seguida por Covid-19 (23,3%), VSR (10,7%), rinovírus (10,2%) e influenza B (1,7%).

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***