Para mitigar o tempo de espera por atendimento de saúde, Campo Grande terá um novo sistema de monitoramento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos CRSs (Centros Regionais de Saúde) da cidade.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), os tempos de espera serão analisados com base na produção individual de atendimentos realizada pelos profissionais médicos e na demanda diária registrada no sistema de prontuário eletrônico e-SUS PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão).
O e‑SUS PEC é o sistema de prontuário clínico da APS (Atenção Primária à Saúde), usado pelos profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) para registrar eletronicamente atendimentos, histórico clínico, exames, vacinas, medicamentos, entre outros dados dos pacientes.
Esse sistema é uma iniciativa do Ministério da Saúde criado para informatizar e integrar os atendimentos de saúde primária no SUS, e vai subsidiar o planejamento estratégico e a adoção de ações para a redução do tempo de espera nas UPAs e CRSs de Campo Grande.
Como funciona a ordem de atendimento?
Para te ajudar a entender como é determinada a ordem de prioridade nos atendimentos nas UPAs e CRSs, o Midiamax detalha como o SUS é organizado.
Para os casos de urgências, como acidentes, infartos, AVCs, problemas inesperados ou de maior complexidade, que necessitem de atendimento imediato, o usuário deve procurar atendimento em uma das UPAs ou CRSs na cidade.
O atendimento é determinado pela classificação de risco dividido por cores: azul, verde, amarelo e vermelho.
E como funciona essa classificação? De acordo com os sintomas relatados na triagem, ou até mesmo, o estado em que o paciente chega à unidade vão determinar a classificação.
O usuário com a classificação azul, é o que será atendido por ordem de chegada, situação não emergencial. A verde é o paciente que tem prioridade, geralmente idosos, gestantes, pacientes com sintomas mais preocupantes.
Na classificação amarela, ficam os usuários que precisam de atendimento rápido, mas não correm risco de morte. E a vermelha é para os pacientes graves.
Outros locais de atendimento do SUS
Além das UPAs e CRSs, em Campo Grande, existem quatro tipos de unidades de saúde: as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e as CRSs (Centros Regionais de Saúde).
Mas qual a diferença entre elas?
Nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, o usuário recebe atendimento para problemas de saúde do dia a dia, consultas e exames de rotina, são chamadas unidades de atenção primária, os famosos postos de saúde.
Essas unidades funcionam em horários diferenciados, priorizaram o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.
Na atenção primária, o objetivo é atender a população sem que haja necessidade de encaminhamento para hospitais. São a porta de entrada do SUS e geralmente estão localizadas dentro dos bairros com uma abrangência limitada por região.
Os agendamentos de consultas são feitos de forma presencial em dias preestabelecidos por cada unidade de saúde.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***