Pular para o conteúdo
Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país
Jennifer Ribeiro -
Biofábrica de Wolbito em Curitiba. (Reprodução, Fiocruz)

No último sábado (19), a maior biofábrica do mundo, especializada na criação de mosquitos com a bactéria Wolbachia, foi inaugurada no Brasil. Este é um marco para o combate à e a outras arboviroses no país.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A unidade está localizada na Cidade Industrial de Curitiba e é um empreendimento estratégico desenvolvido pelo IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná) e o WMP (World Mosquito Program), uma organização mundial sem fins lucrativos.

A implantação do método Wolbachia é resultado de esforços do Ministério da Saúde, em parceria com a Friocruz e o WMP. A previsão é de que mais de 70 milhões de brasileiros sejam beneficiados com a iniciativa nos próximos anos.

Estrutura

A biofábrica conta com mais de 3,5 mil m² de área construída, equipamentos de ponta para automação e criação dos mosquitos com Wolbachia, além de uma equipe formada por cerca de 70 funcionários. Inicialmente, a unidade atenderá exclusivamente ao Ministério da Saúde, que garantirá a distribuição dos mosquitos para diversas regiões do Brasil com altos indícios de dengue.

Assim, o empreendimento terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana. O objetivo da pasta é reduzir significativamente os números de casos de arboviroses no país.

Até agora, o método foi implantado em oito cidades brasileiras: Campo Grande (MS), Niterói (RJ), (RJ), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC), (MG) e Petrolina (PE). Outras três cidades devem receber o programa nos próximos meses.

Como o método funciona?

O método utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a Wolbachia, uma bactéria naturalmente presente em mais da metade dos insetos da natureza e que impede o desenvolvimento dos vírus das arboviroses no organismo dos insetos. Quando esses mosquitos se reproduzem, transmitem a Wolbachia para as próximas gerações, reduzindo, desta forma, a transmissão de dengue, e chikungunya.

Antes da liberação dos mosquitos, a equipe da Wolbito, em parceria com as prefeituras, promove uma série de ações informativas e educativas em escolas, unidades de saúde, espaços públicos e associações comunitárias. Também são feitas campanhas educativas em rádios e TVs locais, redes sociais, mídias impressas e rodas de conversa com moradores, para garantir que todos compreendam o que é o método, como funciona e qual seu impacto.

Depois da etapa de comunicação e engajamento, é feita a liberação dos Wolbitos no município. As solturas geralmente são realizadas semanalmente, por período determinado e sob a responsabilidade de uma equipe técnica especializada, utilizando veículos e equipamentos próprios. A expectativa é de que, ao longo dos meses, a presença da Wolbachia aumente de forma natural e estável em cada cidade selecionada.

O WMP iniciou os estudos no Brasil em 2012, por meio de decisão da Fiocruz de trazer o método para o país. Em 2014, começaram as liberações em áreas-piloto: dois bairros das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, respectivamente, Tubiacanga e Jurujuba.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
anhnaguera

De Excel a cuidados com idosos, faculdade oferta cursos gratuitos em Campo Grande

Confeiteira que esfaqueou mulher no Centro vai continuar presa em Campo Grande

China reage a sanções da UE à Rússia e promete medidas para proteger empresas e bancos

‘Exame Angelina Jolie’ será oferecido pelo SUS em Campo Grande neste 2º semestre

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Presidente do STF fica preso em elevador na sede da OAB em Fortaleza

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Imagens mostram motociclista que morreu batendo em carro de funerária em Campo Grande

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o motociclista Erasmo Feitosa Guilherme, de 67 anos, bateu em um carro de funerária, no sábado (19), na Avenida Ceará, na Vila Célia, área central de Campo Grande.  Pelas imagens é possível ver quando o veículo da funerária cruza a Avenida Ceará e tem a … Continued

Transparência

Imasul reabre prazo para habilitação de eleição do comitê da bacia hidrográfica do rio Miranda

Há uma vaga para seis tipos de segmentos que podem ocupar cadeira no Comitê

Famosos

Amores de Preta Gil: cantora ganha homenagens de artistas com quem viveu romances

Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, enquanto fazia um tratamento contra o câncer nos Estados Unidos; confira as despedidas

Polícia

Acusado de estuprar ex-companheira grávida de 7 meses continuará preso

Justiça de Dourados decretou prisão preventiva