O Juventude contou com uma noite iluminada de Gilberto, venceu o Sport por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, e ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento no Brasileirão.
Gilberto fez os dois gols do jogo. O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida após o segundo gol e ao ser substituído.
A partida teve participação polêmica do VAR. Ele entrou em ação para ajudar o árbitro na anulação de um gol do Sport em que Zé Lucas não tocou na bola, mas, impedido, teria interferido na jogada.
O resultado pôs fim a um jejum de oito jogos do Juventude. A equipe vinha de seis derrotas e dois empates. A última vitória havia acontecido no dia 12 de abril, contra o Ceará.
O Juventude foi aos 11 pontos e saltou da 19ª para a 17ª posição. A equipe tem a mesma pontuação do Santos, mas fica dentro do Z4 por ter saldo de gols pior (-14 a -3).
O Sport se afundou ainda mais na lanterna do Brasileirão. A equipe pernambucana, que ainda não venceu no torneio, se manteve com apenas três pontos, oito a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4, e agoniza na competição.
As duas equipes voltam a campo no domingo. O Juventude enfrenta o Cruzeiro, fora de casa, às 16h (de Brasília). O Sport recebe o Botafogo, às 17h30. Os jogos valem pela 15ª rodada do Brasileirão — os duelos da 14ª rodada, contra Vasco e Atlético-MG, respectivamente, foram adiados porque cariocas e mineiros estarão disputando os playoffs da Sul-Americana no meio de semana.
Como foi o jogo
O Juventude foi letal e terminou o primeiro tempo vencendo. Em casa, a equipe de Caxias do Sul ficou mais com a bola no começo do jogo e saiu na frente em lance de bola aérea, na sua única boa chegada. Atrás no placar, o Sport se lançou ao ataque e rondou a área adversária, porém parou em defesa do goleiro Gustavo e nos erros de finalização.
Gilberto atacou de novo, e o Sport ficou só no quase. O Juventude viu seu artilheiro brilhar mais uma vez no começo de uma etapa e ficou confortável na partida. Desesperado, o Leão da Ilha foi com tudo para o ataque, mas acabou frustrado. O VAR entrou em ação e anulou o que seria um gol de Rafael Thyere. No mais, a equipe apenas trocou passes na frente da área do Ju e só assustou Gustavo em cabeceio de Barletta.
Lances importantes e gols
Gilberto coloca o Juventude na frente: 1 a 0. Reginaldo avançou pela direita e alçou na área. Mesmo com a bola longe do gol, Gilberto se antecipou a Rafael Thyere e tocou no canto direito alto de Gabriel, que não conseguiu alcançar.
Gustavo salva o Juventude. Segundo o Uol, Barletta arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu firme. Gustavo caiu no canto esquerdo e mandou para escanteio.
Quase o empate! Barletta se antecipou à marcação em cobrança de falta próxima à linha de fundo e, dentro da pequena área, desviou para o gol. A bola passou perto da trave e saiu.
Gilberto faz mais um: 2 a 0. O atacante recebeu lançamento e disputou pelo alto. Chico cortou mal, e a bola sobrou para Taliari. Ele tocou para Gilberto, que dominou de frente para o gol e soltou o pé para ampliar.
Perdeu! Zé Lucas recebeu um presente de Marcelo Hermes e, com muita liberdade pela direita, saiu na cara do gol. Ele finalizou cruzado, mas tirou demais e mandou para fora.
Não valeu. Lucas Lima cruzou na área, e Rafael Thyere cabeceou. A bola bateu na trave e entrou. O árbitro validou o gol em campo, mas foi chamado pelo VAR. Ele checou o lance e interpretou que Zé Lucas, que estava impedido e “escoltou” a bola para ela entrar, interferiu na ação do zagueiro que chegaria para cortar. O gol foi anulado.
Gustavo espetacular. Lucas Lima cruzou de novo e, dessa vez, Barletta apareceu no meio da área para cabecear a queima-roupa. Gustavo mostrou tempo de reação e salvou com a ponta dos dedos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***