Favorável à derrubada do IOF, Geraldo Resende (PSDB), deputado federal por Mato Grosso do Sul, disse que o Governo Lula ignorou as diretrizes do arcabouço fiscal. Assim, defendeu que “a solução para o equilíbrio das contas públicas não está na criação de novos impostos ou encargos para os cidadãos, como a alta do IOF”.
Então, destacou que o caminho seria a “adoção de medidas responsáveis, como o controle rigoroso dos gastos, o respeito às regras fiscais e o cumprimento efetivo das metas estabelecidas”.
“Tenho reafirmado minha posição contrária a qualquer tentativa de aumento da carga tributária que venha a penalizar ainda mais a população brasileira”, disse ao Midiamax.
Para o deputado, “infelizmente, o Governo Federal não fez o seu dever de casa: descumpriu o teto de gastos, ignorou as diretrizes do arcabouço fiscal e segue sem apresentar um plano consistente de contenção de despesas”.
Por fim, pontuou que “é preciso responsabilidade, sensatez e compromisso real com o crescimento sustentável do país. Os brasileiros não podem, mais uma vez, ser chamados a pagar a conta”, lamentou.
✅ Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp
Entenda o IOF
O Ministério da Fazenda anunciou as mudanças em algumas operações envolvendo o IOF, inicialmente, em 22 de maio. Assim, as medidas visavam cumprir a meta fiscal.
Mas o anúncio repercutiu negativamente dentro e fora do Congresso e, então, o ministro Fernando Haddad anunciou uma “recalibragem” para tentar conseguir transpor a arrecadação para outras fontes — que também não foi bem-aceita.
Confira posição da bancada de MS, na Câmara dos Deputados:
IOF não é arrecadatório, diz Pollon após votar pela derrubada de decreto do presidente Lula
‘Vitória do bom senso’, diz Rodolfo Nogueira após derrubada do IOF no Congresso
‘Extremamente preocupante’, diz Camila Jara sobre derrubada do decreto de aumento do IOF
A população não pode pagar essa conta, diz Beto Pereira sobre derrubada do decreto do IOF
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***