O Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) amanheceu em Nioaque nesta terça-feira (1º) para cumprir mandado de busca e apreensão na casa da ex-secretária municipal de saúde, Márcia Jara.
Márcia atuou como titular da saúde na gestão anterior, do ex-prefeito Valdir Júnior (PSDB). Ele ficou à frente da gestão do município entre 2017 e 2024, sendo sucedido pelo prefeito André Guimarães (PP). Além disso, Valdir comandou a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), entre 2021 e 2024.
Os agentes estão na casa da ex-secretária. O Gaeco cumpre 10 mandados de busca e apreensão em Nioaque, Bonito e Jardim. A ação faz parte da Operação Auditus, decorre das fraudes consistentes em cobranças indevidas de inúmeros exames que não eram de fato realizados.
A investigação identificou a ocorrência de fraudes em licitações que tiveram como objeto a contratação de empresa para a prestação de serviços de especialidade médica por meio de consultas, realização de exames e procedimentos médicos, bem como na execução dos respectivos contratos, sendo estimado um potencial dano de mais de três milhões de reais, entre os anos de 2019 e 2024.
“Auditus” dá nome à operação e quer dizer ‘audição’ em latim, já que um dos exames fraudados era o de triagem auditiva neonatal, conhecido como teste da orelhinha.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***