Pular para o conteúdo
Cotidiano

FCMS alcança meta da PNAB com execução de 60% dos recursos destinados a editais de cultura

Objetivo é chegar a 100% até o final de julho
Idaicy Solano -
Espetáculos culturais desenvolvidos em MS (Divulgação, FCMS)

Com repasse de R$ 20,37 milhões oriundos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), a FCMS (Fundação de Cultura de ) já utilizou 60% do recurso, destinado ao pagamento de editais e apoio direto à produção cultural no Estado. A meta da instituição é utilizar 100% do valor até o final de julho, garantindo que todos os editais previstos sejam pagos dentro do prazo estabelecido.

A Lei Aldir Blanc, através da PNAB, exige que os estados e municípios utilizem pelo menos 60% dos recursos recebidos do ciclo anterior para ter acesso a novas parcelas. A exigência tem o intuito de garantir a execução efetiva dos recursos destinados ao fomento cultural. A aferição da execução dos 60% é realizada pelo Ministério da Cultura, considerando a saída efetiva dos recursos da conta específica aberta para a política. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A marca de 60% de execução, atingida ainda no primeiro semestre do ano, é vista como um marco pela Fundação, além de cumprir uma exigência normativa do Ministério da Cultura, que estabelece esse percentual como meta obrigatória até 30 de junho de 2025. 

Além disso, o objetivo da meta é garantir que os recursos da PNAB não fiquem paralisados, e sejam, de fato, investidos em ações concretas que fortaleçam o setor cultural em todo o país. Vale ainda lembrar que a PNAB representa uma política pública permanente de fomento à cultura, construída a partir das lições da Lei Aldir Blanc 1, que amparou o setor durante a pandemia.

Para o secretário de , Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo , o avanço na execução do repasse é fruto de trabalho, planejamento e compromisso com o fortalecimento do setor cultural sul-mato-grossense. “Atingir 60% de execução já no primeiro semestre é um feito expressivo. Vamos trabalhar com afinco para garantir que 100% dos recursos cheguem à ponta até o fim de julho, fortalecendo a cultura em todas as regiões do nosso estado”.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, destaca a importância do trabalho conjunto com os setores artísticos e técnicos da Fundação, e cita a criação de uma diretoria exclusiva para desenvolver e executar os projetos dos editais das leis federais de fomento.

“Trouxemos também a inovação com editais específicos, fruto da escuta, da mobilização dos agentes culturais e da dedicação de toda a equipe da Fundação. Estamos muito empenhados em concluir essa etapa com excelência e já temos uma grande expectativa para o segundo ciclo da PNAB, que deverá ampliar ainda mais o alcance e o impacto da política cultural em Mato Grosso do Sul”, detalha Eduardo Mendes. 

Em Mato Grosso do Sul, o recurso tem beneficiado diversas linguagens artísticas e ações culturais, alcançando artistas, coletivos, grupos tradicionais, povos originários e comunidades periféricas. 

Ao todo, foram lançados 28 editais, com mais de 1.900 inscritos e 652 propostas selecionadas. Com a finalização dos pagamentos prevista para as próximas semanas, a Fundação reforça a descentralização dos recursos e a democratização do acesso às políticas públicas culturais.

Além disso, a Fundação de Cultura já planeja o segundo ciclo da PNAB, que promete novos editais, formações e ações de fortalecimento da gestão cultural em municípios sul-mato-grossenses.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja a íntegra do decreto de Trump sobre tarifas de 50% ao Brasil

Corinthians x Palmeiras: saiba onde assistir ao clássico desta quarta-feira em Campo Grande

Donald Trump exclui de tarifaço terceiro produto mais vendido por MS aos EUA

Campo Grande sedia curso internacional para formação de instrutores do Proerd

Notícias mais lidas agora

Trump assina decreto e confirma tarifa de 50% ao Brasil; veja como medida afeta Mato Grosso do Sul

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Motociclista é socorrido com traumatismo craniano após colisão com carro em Amambai

Últimas Notícias

Mundo

Vulcão entra em erupção após terremoto na Rússia

Klyuchevskaya Sopka é um dos vulcões ativos mais altos da Eurásia

Brasil

Rio segue com alerta de ressaca do mar até o fim da quinta-feira

Ondas podem chegar até 3,5 metros

Cotidiano

Acampada na Av. Duque de Caxias, família venezuelana tenta arrecadar dinheiro para retornar ao Peru

Recentemente, decidiram desembarcar em terras brasileiras, mas as oportunidades não surgiram como esperado

Política

‘Churrascão Magnitsky’: bolsonaristas marcam adesivaço para comemorar sanções contra Alexandre de Moraes

Presidente Donald Trump impôs a Lei Magnitsky contra o ministro do STF, que prevê sanções como proibição de entrar no país