Pular para o conteúdo
Mundo

Exército de Israel critica plano para erguer ‘cidade humanitária’ em Gaza

Civis ficariam reclusos e não poderiam sair do pequeno pedaço de terra destinado a eles
Agência Estado -
Imagem ilustrativa

O plano do governo de Binyamin Netanyahu de confinar 600 mil pessoas em uma “cidade humanitária” no sul da Faixa de Gaza recebeu nesta segunda-feira, 14, críticas dentro e fora de , incluindo do próprio exército israelense. Os civis ficariam reclusos e não poderiam sair do pequeno pedaço de terra destinado a eles.

Ehud Olmert, ex-primeiro-ministro de Israel, afirmou que a “cidade humanitária” seria equivalente aos campos de concentração nazistas na 2.ª Guerra. “É um campo de concentração Sinto muito”, disse o ex-premiê, em entrevista ao jornal britânico The Guardian. “Se os palestinos forem deportados para a nova ‘cidade humanitária’, pode-se dizer que isso faz parte de uma limpeza étnica”.

A ideia foi anunciada na semana passada pelo ministro israelense da Defesa, Israel Katz. “Quem estiver dentro só poderá sair para outro país”, disse o ministro, que mandou o exército montar um plano de construção. Os militares, porém, bateram de frente com o governo, durante uma reunião do gabinete de segurança, segundo a imprensa israelense.

Militares

O chefe do Estado-Maior, Eyal Zamir, teria dito a Netanyahu que o projeto desviaria fundos e outros recursos das , minando sua capacidade de lutar e prejudicando os esforços para resgatar reféns. De acordo com seu gabinete, a “concentração” de civis em uma “cidade humanitária” nunca foi um objetivo da guerra.

Segundo o Canal 12 de Israel, Netanyahu rebateu Zamir, dizendo que o plano apresentado pelo exército era “caro demais e muito lento”. “Pedi um plano realista”, teria dito o premiê, exigindo um cronograma mais barato e mais rápido — o projeto custaria até US$ 4,5 bilhões, que teriam um impacto grande em uma economia já em dificuldades após mais de 20 meses de guerra.

Yair Lapid, líder da oposição, chamou o plano do governo de “maluco”. “Os moradores terão permissão para sair? Se não, como serão impedidos de sair? Haverá uma cerca? Uma cerca comum? Elétrica? Quantos soldados ficarão de guarda?”, questionou.

Crise

Internamente, Netanyahu faz contorcionismos para manter sua coalizão. Ontem, partidos religiosos voltaram a ameaçar deixar o governo caso o Parlamento não aprove uma lei que isenta os jovens judeus ultraortodoxos do serviço militar. Em outra frente, o premiê tenta conter a revolta do ministro da Segurança, Itamar Ben Gvir, que fala em retirar seu apoio caso o governo acerte um cessar-fogo com o Hamas em Gaza. O gesto seria repetido pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, também radical de direita, que rejeita uma trégua.

Brasil

O Brasil decidiu aderir formalmente à ação movida pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, na Holanda, em que os sul-africanos acusam o governo israelense de cometer genocídio contra os palestinos na Faixa de Gaza. A medida representa uma escalada na abordagem brasileira sobre o conflito, que até então vinha demonstrando incômodo com a guerra, principalmente por meio de declarações do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação foi dada pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, em entrevista à TV Al-Jazeera. O conteúdo foi gravado durante a cúpula do Brics e veiculado no domingo pela emissora do Catar. “Fizemos um grande esforço pela mediação, mas os últimos acontecimentos dessa guerra nos fizeram tomar a decisão de nos juntar à África do Sul na CIJ”, disse o chanceler. (COM FELIPE FRAZÃO)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
UPA UBS Bolsa Família

Está na lista? Sesau convoca aprovados em seleção para cuidador em saúde mental

Na semana do recesso, deputados de MS votam sete projetos de lei

cidadania

Parque Jacques da Luz recebe Ação Cidadania no próximo sábado

Feirão oferta 150 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Relatado por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

Empresas devem ir à justiça qualquer que seja a decisão do STF sobre o IOF

Últimas Notícias

Famosos

Aos prantos, viúva de vítima do avião implora a Dona Ruth por divisão do seguro

Em áudio vazado, viúva de Henrique Bahia aparece aos prantos enquanto pede para Dona Ruth uma divisão justa do seguro do trágico acidente

Política

Relatado por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Lei da Reciprocidade permite ao Brasil contra-atacar países que imporem medidas unilaterais, como os EUA

Polícia

Grupo criminoso que mantinha trabalhadores em situação de escravidão é alvo da PF em MS

Trabalhadores eram mantidos presos dentro fábrica

Brasil

PGR quer Bolsonaro condenado a 43 anos de prisão

Procuradoria-Geral da República quer ex-presidente condenado por cinco crimes