O projeto “Sustentabilidade em Ação”, desenvolvido por estudantes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Nova Andradina, recebeu um dos prêmios da 5ª edição da Vitrine Tetra Pak 2025, que desde 2021 promove a preservação ambiental e busca transformar a realidade em comunidades por meio de ações sustentáveis.
O projeto “Sustentabilidade em Ação: Viveiro de Mudas e Horta Sustentável com Sistema de Irrigação Automatizado” acontece na Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin, no Assentamento Casa Verde, em Nova Andradina.
Ele conta com a participação ativa de acadêmicos dos cursos de Matemática e Sistemas de Informação da Unidade de Nova Andradina, que contribuem com soluções práticas, como o desenvolvimento do sistema automatizado de irrigação e a realização de aulas integradas com conteúdos matemáticos.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UEMS e a Itaipu, com foco na retomada de práticas sustentáveis no ambiente escolar. Entre as ações de maior relevância estão a implantação de uma horta sustentável e de um viveiro de mudas com irrigação automatizada, unindo tecnologia, educação e impacto socioambiental positivo.
O projeto Sustentabilidade em Ação foi selecionado entre mais de 60 iniciativas concorrentes como representante da Região Centro-Oeste, e na etapa nacional, conquistou o prêmio na categoria “Inovar na Maneira que Fazemos”. As etapas de seleção e premiação ocorreram entre os dias 6 e 23 de maio de 2025, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social.
Além dos impactos ambientais e sociais, o projeto se integra ao currículo escolar da unidade de ensino, promovendo a aprendizagem prática sobre temas como sustentabilidade, educação financeira e agricultura familiar.
Em disciplinas como Matemática, por exemplo, são trabalhados conceitos diretamente ligados à prática, como o cálculo da área aproveitada em relação à quantidade de hortaliças plantadas, estimativa de gastos e possíveis ganhos financeiros. Essa abordagem contribui para que os alunos — muitos dos quais vivem em áreas rurais — desenvolvam conhecimentos que podem ser aplicados no cultivo em casa, seja para a subsistência familiar ou geração de renda.
Além disso, os alimentos cultivados na horta passam a compor a merenda escolar, proporcionando refeições mais nutritivas e fortalecendo o vínculo entre o aprendizado e a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.
Já as mudas produzidas no viveiro têm papel fundamental na preservação de nascentes e no reflorestamento da região, contribuindo para a formação de matas ciliares, o aumento da biodiversidade e a melhoria da qualidade da água.
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