Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Em celebração dos 45 anos de curso, veteranos de Artes da UFMS se emocionam ao lembrar de colega falecido

Jorjão, como era chamado pelos amigos de turma, faleceu durante a pandemia
Layane Costa -
Jorjão, ao lado dos amigos, durante a faculdade. (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

José Jorge Alfonzo Júnior: este nome foi motivo de lágrimas, que transmitiram saudades e boas lembranças durante a comemoração dos 45 anos do curso de Artes da (Universidade Federal de ). A celebração reuniu ex-professores e ex-alunos da universidade neste sábado (19), em um espaço de festas na Vila Taveirópolis, em Campo Grande.

‘Jorjão’, como era chamado pelos amigos de turma, faleceu durante a pandemia, após complicações causadas pela covid-19. Alfonzo cursava Artes, curso em que permaneceu por sete anos, na universidade.

Durante os longos anos na UFMS, Jorjão fez vários amigos, pois participava de diversos projetos de extensão, além de ter passado por várias turmas do curso. Na universidade, ele participou do Grupo Sarandim, além de grupos de extensões de teatro, e também de festivais de canções com a Banda Bandeira.

Com imagens exibidas em um telão, as lembranças do professor Ary Potyguara, de 51 anos, foram revividas com lágrimas de saudade do querido amigo e veterano Jorjão. Ary se formou em Artes em 1988 e, posteriormente, mudou-se para , onde mora e trabalha atualmente.

“É um misto de emoções. O que mais me afeta são meus veteranos que já partiram, alguns amigos especiais que aparecem ali na tela. Então, é uma emoção muito forte, que chamamos de arte. Jorge Alfonzo foi meu veterano, aprendi muito com esse ‘cara’ nos quatro ou cinco anos que passamos juntos. Descobrimos que nossos pais eram amigos em . Ele faz muita falta”, relembrou Ary, com lágrimas nos olhos.

Ary Potyguara. (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Alunos que se tornaram professores

Sentada em uma mesa com vários outros ex-professores, estava a aposentada da UFMS, Marlei Sigrist, de 75 anos, com os olhos azuis e cheios de lágrimas. Ela relembrou quando ingressou como aluna na universidade em 1984. Já em 1987, se tornou professora efetiva, carreira que seguiu até 2009, ano em que se aposentou.

“A emoção é muito grande, porque dentro do curso de Artes a gente tem uma relação afetiva muito envolvente. Já desenvolvi muitos projetos de extensão, envolvendo esses alunos e convivendo com eles durante os quatro anos que passavam pela faculdade. Plantamos sementes e essas sementes germinaram”, disse Marlei, emocionada ao relembrar os velhos e bons tempos.

Na mesma mesa, estava a ex-aluna e também ex-professora da universidade, Marly Damus, de 78 anos. A aposentada se formou na mesma turma de Marlei, e juntas conseguiram desenvolver vários projetos de extensão dentro do curso.

“Ver meus colegas professores, meus ex-alunos. Vou confessar que não conheço muita gente mais, porque o tempo passou e mudamos fisicamente. Está sendo maravilhoso, uma oportunidade única. Foram muitas amizades e conhecimentos ao longo desse período”, disse Marlei.

Curso de Artes Visuais

O curso de Artes Visuais nasceu em 1980, inicialmente como Educação Artística. Na década de 1990, o curso ganhou novo fôlego com a implantação do Bacharelado em . A transição para Artes Visuais consolidou o curso como um dos mais completos do país, oferecendo tanto a licenciatura quanto o bacharelado, sempre em consonância com a legislação educacional mais recente.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento

Polícia

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

'Fiquei com receio de ser mandado de prisão', disse condutor que responde por tráfico de drogas

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho