Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

Problema crônico na cidade, lixo descartado em terrenos baldios causa mau cheiro e transtornos
Idaicy Solano, Aline Machado -
Lixo descartado em terreno (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Moradores e comerciantes do Parque Residencial Iracy Coelho Netto, em , vêm sofrendo com um problema crônico na cidade: descarte irregular de lixo em terrenos baldios. A prática se repete dia após dia em diversos bairros da Capital, nas sete regiões. E na Rua Gaudilei Brun, não é diferente: lixo orgânico, embalagens plásticas, animais mortos, folhas, galhos e restos de móveis danificados fazem parte da ‘paisagem’ urbana da região. 

Conforme relatos ouvidos pelo Jornal Midiamax, a situação causa incômodo, pois além de ser desagradável visualmente, o lixo acumulado também exala odores ‘insuportáveis’, que afastam clientes dos comércios e causam desconforto no dia a dia, conforme descrevem os moradores. O terreno em questão é localizado ao lado da Escola Estadual Profª Zélia Quevedo Chaves.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Morador da região, o comerciante Josiel Caramalac, de 56 anos, relata que o problema começa nos próprios moradores, que se aproveitam do para descartar lixo de forma irregular. Para ele, a problemática é uma questão cultural e de educação, e não terá solução enquanto não houver empatia. 

“Eu tenho que olhar para o meu próximo, para o meu vizinho, e ver que aquilo que eu não quero na frente da minha casa, eu não devo colocar na frente da casa do outro. Isso é questão de educação”, expressa. 

Josiel descreve que, além de animais mortos e resíduos orgânicos e sólidos, também é feito descarte de folhas e galhos, oriundos da limpeza de quintais de residências próximas. “A situação aqui é constrangedora porque os próprios moradores do bairro não cooperam com o sistema público. Nós que somos comerciantes, que somos moradores aqui em frente a esse espaço, somos os que sofremos por isso”, completa. 

Josiel em entrevista ao Jornal Midiamax (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A comerciante Natalia Rodrigues Fernandes, de 22 anos, relata que abriu sua loja na região há cerca de um ano, e o acúmulo de lixo, além do mau cheiro, incomoda bastante. Ela também cita que o fato de não haver iluminação deixa os moradores mais ‘confortáveis’ para jogar lixo de forma irregular.

“Tá ficando bem complicado por causa do cheiro que tá vindo, é um cheiro muito forte. E como é escuro aqui, tá todo mundo passando e deixando lixo. Acho que tem que dar uma atençãozinha aqui, porque tá complicado, ainda mais que é uma área comercial, uma área de escola, e passa bastante gente”, relata a mulher. 

Também dona de um comércio na região, Terezinha Regina Rodrigues Batista, de 59 anos, denuncia que jogam de tudo no terreno, inclusive animais mortos. Essa prática prejudica, inclusive, o comércio. “A gente que tem o comércio está se sentindo prejudicado, porque o mau cheiro é insuportável. Essa semana eles jogaram um bicho morto. Eu tive que pôr os clientes para dentro e ligar o ventilador, porque não tinha condições de atender ali no ponto de açaí”.

Terezinha sofre com transtornos causados pelo descarte de lixo (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A (Secretaria Municipal de e Serviços Públicos) informou que faz um trabalho contínuo de limpeza em aproximadamente 400 pontos de descarte irregular de lixo na cidade. Em média, o serviço é executado a cada 3 ou 4 meses.

“Em média são necessários dois dias de serviço e mais de 22 viagens dos caminhões usados no transporte do material coletado. A situação só poderá ser controlada com a ajuda da população, que deve ligar para o 153 e denunciar aqueles que jogam lixo e entulho em locais proibidos”, resume a nota encaminhada à imprensa. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em carta a Bolsonaro, Trump volta vincular taxa a processo do golpe

Senadores pedem impeachment da ministra do STF Cármen Lúcia

Carro capota e motorista sai ileso após acidente em rodovia em Paraíso das Águas

Foragido da Justiça paulista é preso em Dourados durante operação na Aldeia Jaguapiru

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Morador denuncia viaturas dos bombeiros encontradas abandonadas em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Ex-BBB Aline Patriarca anuncia fim do namoro com Diogo Almeida: ‘Respeito’

Aline Patriarca e Diogo Almeida pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem o fim do relacionamento; eles se conheceram no BBB 25

Polícia

Condenado por ajudar a matar morador em situação de rua no Cetremi é preso em Campo Grande

Foragido estava em um abrigo

Política

Riedel participa da abertura da 53ª Expobel em Bela Vista

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), participa às 10h desta sexta-feira (18), da solenidade de abertura da 53ª Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista). De acordo com a agenda divulgada pela assessoria de comunicação, o evento ocorre no Centro de Eventos João Loureiro Pinheiro (Tatersal), no Parque de Exposições Rio Apa. … Continued

Cotidiano

Bolsa Família: pagamento de julho começa nesta sexta-feira

Beneficiários com NIS final 1 recebem hoje a parcela deste mês; Mato Grosso do Sul tem 201.512 famílias cadastradas no programa social