O Pantanal de Mato Grosso do Sul, especialmente a Serra do Amolar, em Corumbá, celebram um cenário diferente da tragédia ambiental registrada em 2024. A região completa 212 sem registro de fogo. O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) atribui o resultado a estratégias de prevenção com o uso da tecnologia de monitoramento e da equipe reforçada.
A região recebeu a permanente da Brigada Alto Pantanal, composta por 12 brigadistas ambientais capacitados e integrados à paisagem e às comunidades locais.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A Brigada realiza ações contínuas de monitoramento, prevenção e resposta a incêndios florestais, contribuindo para a conservação da biodiversidade e para a segurança das famílias ribeirinhas e indígenas. De janeiro a julho deste ano, as equipes realizaram 82,5% dos meses protegendo a região.
Também contam nas estratégias de prevenção o monitoramento de 1,3 milhão de hectares, com cinco torres ativas 24h por dia.
Fogo identificado
Na última terça-feira (29), o sistema Pantera, instalado na sede do IHP, detectou uma linha de fogo de cerca de 5 km na região da Serra do Amolar. Contudo, o incêndio foi identificado a partir de uma das antenas do monitoramento, que funciona 24h por dia, em território boliviano, em região que fica também próximo à Lagoa Mandioré. Ela tem mais de 121 km² de área e fica entre Brasil e Bolívia.
A estimativa é que a linha de fogo estava a cerca de 15 km de distância da fronteira com o Brasil — a primeira vez que esse incêndio foi identificado neste ano.
Entretanto, os ventos continuam leste-oeste, ou seja, auxiliando para que o fogo não avance para o Brasil. Equipes da Bolívia, que o IHP contatou, organizaram uma ação para monitorar o local.
Reflorestamento
Após os incêndios destruírem a reserva em 2024, as equipes passaram a reflorestar a Serra. Ao todo foram:
- 83,7 km de aceiro manejados
- 2.703 mudas plantadas
- 1 hectare de semeadura direta
Doações
Vale lembrar que a iniciativa do IHP acontece com apoio de parceiros. “Todos compartilham a missão de conservar a Serra do Amolar e fortalecer a resiliência desse Patrimônio Natural da Humanidade”.
Doações podem ser feitas pela chave Pix: contato@brigadaaltopantanal.org.br.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***