Ruas de Campo Grande, como a Avenida Duque de Caxias, receberam o desfile e a exibição de caminhões e carretas, que receberam, na manhã deste domingo (27), a tradicional bênção de São Cristóvão, conhecido como o padroeiro dos viajantes e peregrinos.
O encontro teve início na avenida e seguiu em direção à Praça do Papa, organizado pelo CLN (Clube Loucos da Noite), com a participação de mais oito grupos. Fernando Hannusch, de 35 anos, motorista de caminhão conhecido como Babu, organizou a edição deste ano em alusão ao Dia de São Cristóvão, celebrado em 25 de julho. Ele conta que o objetivo também é reforçar a união da categoria e da família.
“Antigamente não éramos nós que organizávamos, era outro pessoal, e o evento ficou sete anos sem acontecer. Criamos a iniciativa de retomar, e este é o terceiro ano consecutivo realizando a carretada de São Cristóvão. Espero colocar uns 200 caminhões [na carreata]. Saímos da Avenida Duque de Caxias, próximo à Copagaz, subimos a Rua dos Prédios e viemos para cá, na Rua dos Presídios, que é a Avenida dos Crisântemos.”
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“Babu” descreve que o momento é significativo pela proteção divina durante as viagens pela estrada. “A gente separa um dia para realizar isso. Nos sentimos abençoados e é gratificante. A bênção dos caminhões é uma tradição. Vamos ter várias atrações durante o dia, como brinquedos para as crianças, DJ, e o padre realiza um culto ecumênico. Vai ser um dia de lazer para a família.”

Bênção nos veículos
Padre Reginaldo Padilha, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Campo Grande, realizou a bênção nos veículos. Ele explica que, pela tradição católica, São Cristóvão é conhecido por ser forte e benevolente, ajudando fiéis a atravessar rios.
“Nesse momento, uma criança estava em seus ombros e disse: ‘Eu sou o próprio Cristo’. E era uma criança pesada. Então, São Cristóvão interpretou aquela experiência como se estivesse carregando o peso do mundo. E, nesse dia, queremos pedir que esse peso do mundo possa ser confortado nos ombros daquele que se transformou em um grande arauto de esperança na vida de tantos padroeiros e motoristas.”
“Hoje é um momento tão especial, agradecendo a Deus e pedindo sempre a bênção Dele sobre todos os motoristas, aqueles que fazem do transporte o seu sustento. Sabemos que muitas vidas são ceifadas no trânsito, e nada melhor do que nos reunirmos neste domingo, dia do Senhor, nossa Páscoa semanal, para celebrar o amor de Deus e pedir a bênção de São Cristóvão para todos os motoristas e também para as pessoas que fazem parte da nossa vida”, descreve.

Encontro de domingo
Márcio Marques da Silva, 39 anos, eletricista de linha pesada, participa da carreata há oito anos, perpetuando mais uma edição. “Para a gente é gratificante ver todos aqui. Faço parte da organização também, junto com o Fernando, e é muito bom ver todos os colegas de profissão reunidos.”
João Vitor, 29 anos, motorista de caminhão, estava com a esposa e os filhos, de 4 e 5 anos. “Já faz uns quatro anos que participo [da carreata] com a família. A importância está na união, então, a gente se fortalece cada vez mais com nossos encontros.”









💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.