Morador da cidade de Campo Grande, o aposentado Auro Mendonça, de 70 anos, conseguiu realizar cirurgia no joelho direito, após quatro anos de espera, com ajuda da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. A operação ocorreu em julho de 2025 e, conforme informações da família, o idoso já recebeu alta e passa por recuperação.
Auro tinha osteoartrite avançada e gonartrose (condição que afeta a cartilagem), e, por recomendação médica, tinha de colocar próteses nos dois joelhos. No entanto, o idoso não tinha condição de custear as operações. Desde 2021, Auro tentava atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A Defensoria assumiu o caso do aposentado em julho de 2023, época em que Mato Grosso do Sul não realizava a cirurgia pelos SUS e também se recusava a pagar pelo procedimento. O cenário mudou em abril de 2024, quando a cirurgia no joelho esquerdo foi feita, a partir de uma conquista da Defensoria na Justiça.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Recentemente, ao acionar o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para realizar a cirurgia no joelho direito do campo-grandense, a Defensoria solicitou o sequestro de verbas públicas, ou seja, quando a Justiça força a Administração Pública a pagar algo a que já está obrigada. O TJMS foi favorável ao pedido; desta forma, o dinheiro chegou à conta de Auro Mendonça, e a segunda cirurgia pôde ser feita.
O caso foi atendido pelos defensores públicos de 1ª Instância Fabrício Cedro Dias de Aquino, Hiram Nascimento Cabrita de Santana e Nilton Marcelo de Camargo, e Olga Lemos Cardoso de Marco, defensora pública de 2ª Instância.
“A cirurgia ortopédica de que necessitava o assistido integra o rol de prestações de que o SUS se comprometeu a oferecer. Ou seja, o procedimento que lhe havia sido indicado está previsto na relação nacional de ações e serviços de saúde”, destaca Santana.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***