O projeto ‘Caravanas de Inovação’, iniciativa pioneira da AGU (Advocacia-Geral da União), estará em Campo Grande em setembro. Mato Grosso do Sul será o terceiro estado a receber a ação, liderada pelo Labori (Laboratório de Inovação da AGU), que tem como objetivo alinhar procuradorias ao que há de mais avançado em termos de tecnologia jurídica e gestão de dados.
Com o projeto, a AGU planeja construir rede colaborativa nacional que, fundamentada na inovação, atue na superação de desafios enfrentados por advogados públicos em todas as esferas governamentais, além de impulsionar a inovação, a transformação digital e a modernização da advocacia pública em todo o País.
As Caravanas vão percorrer dez estados brasileiros. Em cada parada, serão realizados workshops, treinamentos e desafios de inovação com as procuradorias. A primeira edição do projeto aconteceu em maio, no Ceará, e reuniu 280 procuradores.
O coordenador do Labori, Bruno Portela, explica que a rede busca encontrar soluções que garantam eficiência e segurança jurídica para os estados, municípios e a União, além de ser um espaço para compartilhar soluções tecnológicas que podem ser incorporadas nas atividades.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Entenda como vai funcionar
As Caravanas de Inovação acontecem em formato híbrido e são divididas em duas etapas. A primeira tem duração de um mês, e é feita em uma plataforma digital, onde os participantes acompanham webinários interativos sobre inovação jurídica e transformação digital. No Mato Grosso do Sul, essa fase vai acontecer nos dias 7, 14, 20 e 28 de agosto.
A segunda etapa é presencial e acontece em Campo Grande entre os dias 3 e 5 de setembro. Nesse período, os procuradores estaduais e municipais participarão de oficinas, palestras e desafios de inovação.
As Caravanas são o primeiro projeto nacional da AGU após seu reconhecimento como Instituto de Ciência e Tecnologia, permitindo parcerias e iniciativas de inovação jurídica. A proposta, em parceria com o Labori, busca levar esse conhecimento às procuradorias do país, conectando pesquisa e prática para transformar a administração pública, segundo Bruno Portela.
Além das advocacias estaduais e municipais, as Caravanas de Inovação também vão ouvir advogados públicos federais, servidores e colaboradores em todo o país. A iniciativa busca reunir sugestões para aprimorar a gestão da AGU nos estados e apresentar ferramentas já disponíveis. A participação será por meio de workshops virtuais e atendimento em estandes durante os encontros presenciais.
Como participar?
Para participar do projeto é preciso ser advogado público do estado ou de qualquer procuradoria municipal. Os interessados devem fazer a inscrição no site da AGU.
No final dos encontros, as procuradorias serão estimuladas a criarem uma relação de cooperação e aprendizado entre os órgãos. Essa dinâmica vai se repetir nos outros estados onde o projeto ainda deve passar. “O que se espera é a formação de uma grande rede nacional de inovação jurídica”, destaca o organizador.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***