Pular para o conteúdo
Cotidiano

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Os animais permanecerão sob responsabilidade da CCZ até que o tutor se manifeste e comprove a posse
Jennifer Ribeiro, Aline Machado -
Burros em fuga, amarrados por corda (Foto: reprodução, leitor Midiamax)

Os dois burros flagrados caminhando rumo à Avenida Eduardo Elias Zahran, nesta quarta-feira (23), foram resgatados pela equipe da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses). Os animais, que estavam amarrados, permanecerão sob responsabilidade da coordenadoria até que o tutor se manifeste e comprove a posse.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Este é o segundo caso em menos de 24h em . Na última terça-feira (22), um burro chamou a atenção ao escapar e percorrer as ruas do bairro São Bento. Os moradores chegaram a acionar a CCZ e a PMA (Polícia Militar Ambiental), mas o animal fugiu.

Por volta das 14 horas, o burro foi visto nas ruas Aluízio de Azevedo e Jerônyma Paes Benjamin. Novamente, os moradores acionaram as equipes de resgate e, dessa vez, deu tempo de encontrá-lo.

Acolhimento dos animais

Segundo a CCZ, o recolhimento visa garantir a segurança da população e o bem-estar dos próprios animais. Em casos semelhantes, a população pode solicitar o apoio da coordenadoria por meio do telefone (67) 3313-5000, canal disponível para atendimento e orientações sobre captura e manejo de animais abandonados, agressivos ou em risco.

Ao ser recolhido, o animal permanece sob responsabilidade do CCZ por até 10 dias úteis, conforme o decreto n° 8877/2004, que estabelece o período em que o tutor pode se manifestar e comprovar a posse.

Caso não haja manifestação nesse prazo, o animal poderá ser encaminhado para adoção, com prioridade para Organizações da Sociedade Civil que atuam no acolhimento de pessoas em tratamento contra a dependência química ou em terapias comportamentais voltadas a pessoas com deficiência.

Denúncias

Vale lembrar que, conforme o Código Sanitário Municipal nº 148, de 2009, é proibida a criação de animais em determinados perímetros urbanos. Casos de descumprimento podem ser denunciados e resultar em autuação do responsável, mesmo após o recolhimento do animal.

Em situações que envolvam danos a pessoas ou ao patrimônio, os órgãos competentes a ser acionados são: a (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) ou a Polícia Militar de .

Quando se trata de um resgate de maior porte, é necessário todo um planejamento estratégico por parte da equipe do CCZ. O processo envolve diversas etapas, como localizar o animal — que muitas vezes está em movimento —, contê-lo com o uso de equipamentos adequados, como o laço, e conduzi-lo até um ponto seguro para o embarque.

Além disso, o veículo utilizado para o transporte exige um desnível apropriado para a colocação segura dos animais, o que demanda tempo, cuidado e um espaço adequado que minimize riscos tanto para os profissionais envolvidos quanto para os próprios animais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Mato Grosso do Sul tem redução de quase 30% nos casos de exploração sexual infantil

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Jeep destrói muro após acidente em cruzamento mal sinalizado no Residencial Oliveira

Últimas Notícias

Sem Categoria

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância

Polícia

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Condutores dos veículos tentaram fugir ao avistarem patrulhamento policial

Cotidiano

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

A intenção do manifesto seria chamar atenção do poder público para os prejuízos que a comunidade tem sofrido