Se a expectativa antes da Copa do Mundo de Clubes começar era de que os brasileiros seriam apenas figurantes na competição, ofuscados pelos europeus, as primeiras rodadas mostram exatamente o contrário. Ao fim da 2ª rodada, todos os quatro representantes do Brasil lideram seus respectivos grupos.
Além disso, até agora, nenhuma das equipes perdeu no torneio. Enquanto Flamengo e Botafogo venceram os poderosos europeus Chelsea e PSG, respectivamente, o Palmeiras e o Fluminense foram superiores ao Porto e Borussia Dortmund, respectivamente, mas ficaram no empate.
É verdade que o único com a classificação garantida às oitavas é o Flamengo, que ganhou também do Espérance (TUN) e possui 6 pontos. O Botafogo ainda tem outro grande europeu pelo caminho, o Atlético de Madrid, enquanto o Palmeiras pega o Inter Miami de Lionel Messi, e o Fluminense encara o campeão sul-africano Mamelodi Sundowns.
Porém, o recado já foi dado, tanto em campo quanto em números: os times brasileiros não foram aos Estados Unidos a passeio e podem estar mais próximos do nível europeu do que se imagina. Na competição, os brasileiros possuem 83,3% de aproveitamento, enquanto os times da Europa têm 64,8% contra equipes de outros continentes (excluindo confrontos entre europeus).
Na primeira rodada, os europeus sofreram também contra times de outros continentes. A vice-campeã da Champions, a Inter de Milão, empatou com o Monterrey, do México, enquanto o Real Madrid, maior vencedor da “orelhuda”, também empatou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Seria a Copa do Mundo de Clubes um indício de um “declínio” europeu, de um equilíbrio continental, ou tudo não passa de uma rara combinação de resultados? A resposta não é simples, mas poderá ficar mais clara ao decorrer do campeonato e à medida que o torneio volte a ocorrer, de quatro em quatro anos.
O que Palmeiras, Botafogo e Fluminense precisam para se classificar?
Líderes de seus grupos, os brasileiros possuem boas chances de carimbar vaga nas oitavas. Confira o que cada um precisa fazer para avançar:
Palmeiras
Vitória (por qualquer placar) ou empate contra o Inter Miami: garante vaga em 1º.
Derrota para o Inter Miami: classifica em 2º caso Porto e Al-Ahly empatem ou não vençam com saldo suficiente para ultrapassar o Palmeiras.
Botafogo
Vitória (por qualquer placar) ou empate contra o Atlético de Madrid: garante vaga em 1º.
Derrota para o Atlético de Madrid por até 2 gols de diferença: classifica em 2º.
Derrota para o Atlético de Madrid por 3 ou mais gols de diferença: classifica em 2º se PSG não vencer o Seattle.
Fluminense
Vitória contra o Mamelodi: garante vaga, e se classifica em 1º se Borussia não vencer o Ulsan ou se fizer menos saldo.
Empate contra o Mamelodi: garante vaga, e se classifica em 1º se Borussia não vencer o Ulsan.
Derrota para o Mamelodi: se classifica em 2º caso Borussia perca para o Ulsan.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***