Nesta terça-feira (20), uma paciente caiu e bateu a cabeça enquanto esperava atendimento sentada em uma cadeira enferrujada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aparecida Gonçalves Saraiva, no bairro Universitário, em Campo Grande. A equipe médica atendeu a mulher às pressas. Após o incidente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) retirou os assentos.
Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a Secretaria informa que realiza revisões periódicas e, nesta tarde, enviou uma equipe para inspecionar o local. Os profissionais retiraram os assentos que apresentavam instabilidade.
“A Sesau informa que todas as longarinas da unidade passam por revisões rotineiras. Após o ocorrido, uma nova inspeção foi realizada nesta data (20/05) e, como medida preventiva, foram retiradas todas as estruturas que apresentavam qualquer sinal de instabilidade”.
Sobre o incidente com a paciente, a Sesau afirma que ela caiu depois que outro paciente se levantou. “A paciente estava sentada em uma das extremidades de uma longarina (assento coletivo), quando o outro usuário que ocupava a extremidade oposta se levantou, provocando o desequilíbrio da estrutura e, consequentemente, a queda da paciente”, justifica.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca ainda que a equipe da unidade prestou atendimento imediato. “A equipe estabilizou a paciente no local, a retirou com o uso de prancha rígida e maca, e a encaminhou à sala de emergência, onde continuou recebendo os cuidados necessários”, garante.

Queda de cadeira enferrujada
Testemunhas contaram que a mulher aguardava atendimento quando a cadeira cedeu. A cena revoltou outros pacientes que também esperavam atendimento.
Um paciente que presenciou o ocorrido gravou a situação com o celular. No vídeo, ele narra o episódio e denuncia o estado precário das cadeiras, descrevendo-as como “podres”, com as bases de ferro enferrujadas.
“Tá aqui. Uma paciente caiu dentro da UPA. As cadeiras estão todas podres”, relata. Na gravação é possível ouvir uma mulher pedindo licença, ao homem que filmava tudo com o celular.
Até o momento, não há informações sobre os ferimentos provocados durante a queda.
Confira na íntegra a nota enviada pela Sesau
“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que, nesta terça-feira (20), foi registrada uma ocorrência em uma unidade de saúde envolvendo a queda de uma paciente na área de recepção. A paciente estava sentada em uma das extremidades de uma longarina (assento coletivo), quando o outro usuário que ocupava a extremidade oposta se levantou, provocando o desequilíbrio da estrutura e, consequentemente, a queda da paciente. A equipe de atendimento foi acionada imediatamente. A gerente da unidade interveio prontamente, orientando os demais presentes a não movimentarem a paciente e a abrirem espaço para que os profissionais de saúde pudessem realizar o atendimento de forma segura. A paciente foi estabilizada no local, retirada com o uso de prancha rígida e maca, e encaminhada à sala de emergência, onde recebeu continuidade nos cuidados necessários. A Sesau informa que todas as longarinas da unidade passam por revisões rotineiras. Após o ocorrido, uma nova inspeção foi realizada nesta data (20/05) e, como medida preventiva, foram retiradas todas as estruturas que apresentavam qualquer sinal de instabilidade. A Secretaria lamenta profundamente o ocorrido e reitera o compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento à população”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.