Instalado o governo de Vespasiano Martins, chefe civil da revolução constitucionalista de São Paulo, em Mato Grosso, passa a circular, em 21 de julho de 1932, o Diário Oficial do Estado, dividido pelas armas. Seu diretor foi Francisco Bianco Filho e sua impressão foi feita nas oficinas do Jornal do Comércio. Nesta sua primeira edição, segundo Demosthenes Martins, a fim de desfazer as notícias propaladas no Norte, em relação aos objetivos separatistas do Sul do Estado, Vespasiano fez a seguinte
Proclamação ao Povo do Norte do Estado.
Ciente de correr aí que o movimento do Sul é regional contra o Norte, venho declarar-lhe não ser verdadeiro o que se afirma.
Batemo-nos com os nossos irmãos de São Paulo, Rio Grande e Minas pela volta do país ao regime da Lei. Não temos e não devemos ter questões regionais; batemo-nos pelo Brasil unido e livre.
Apelo para o sentimento desse altivo povo do Norte a fim de cerrar fileiras ao nosso lado, e caminharmos pela larga estrada da liberdade.
a) Dr. Vespasiano Martins
Interventor Federal de Mato Grosso.
FONTE: Demósthenes Martins, Poeira da Jornada, edição do autor, Campo Grande, 1980, página 109.
NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de Mato Grosso do Sul, estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar