Encarcerados da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) passam por inspeção realizada pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) com apoio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde). A ação busca identificar possíveis casos de hanseníase.

De acordo com a farmacêutica Flávia Patussi, durante a triagem, os profissionais de saúde verificaram os sinais e sintomas de tuberculose e indícios de hanseníase.

Os detentos respondem questionamentos em uma ficha de atendimento validada pelas referências do Ministério da Saúde e pela equipe técnica do CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase). 

“Dentre os investigados, cinco pessoas privadas de liberdade responderam positivamente aos questionamentos relacionados à hanseníase e foram encaminhados à referência municipal para o seguimento da investigação”, explica Flávia Patussi.

Ainda segundo a farmacêutica, durante a realização dos exames, foram identificadas 218 pessoas com sintomas respiratórios. No local também foram coletadas amostras para realização de teste rápido molecular para tuberculose.

Com o apoio do Lacen estadual, o laboratório de microbacteriologia do CRTH realizou os exames de todas as pessoas suspeitas de tuberculose a partir da detecção dos sinais e sintomas característicos da doença. Foram identificados através dos exames, oito novos casos, que prontamente foram notificados e iniciaram o tratamento específico para tuberculose.