Apesar de ameno, MS permanece liderando ranking de altas temperaturas e baixa umidade

Calor chegou à máxima de 40°C no pantanal sul-mato-grossense

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tempo
Céu aberto em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Mato Grosso do Sul permanece liderando o ranking nacional de maior temperatura e menor umidade relativa do ar. Na segunda-feira (14), o calor chegou a 40°C e a umidade do ar a 14%.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Coxim marcou umidade de 14%, ocupando o segundo lugar, perdendo posição apenas para a cidade cearense Jaguaribe (12%). Também estão na lista Costa Rica (14%) e Sonora (15%).

Quanto à máxima, Cuiabá, no Mato Grosso, chegou a 41,6°C, enquanto Corumbá e a região de Nhumirim marcaram 40,2 e 40°C, respectivamente. A cidade de Coxim também está na lista, com temperatura de 40°C na tarde de segunda-feira.

Quando vem o ameno?

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o Estado enfrenta a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, o que causa as altas temperaturas e umidade do ar em 20%.

Contudo, o ameno com a chegada da chuva é esperado para esta terça-feira (15), com mudança no tempo e chuva para grande parte do Estado. O destaque é para a região pantaneira, central, norte, Bolsão e sul.

Entre tarde e noite de quinta (17) a sábado (19), a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao transporte de calor e umidade e deslocamento de cavados, deverão favorecer aumento de nebulosidade, chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Neste período, podem ocorrer chuvas significativas com acumulados acima de 40 mm/24h.

Conteúdos relacionados