Operação fecha oito lojas de celulares e apreende mais de 18 mil produtos no centro de Campo Grande
Entre as mercadorias apreendidas estão capinhas, películas e fones de ouvido, que eram vendidas sem notas fiscais
Lívia Bezerra –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deflagrada nesta terça-feira (21), a operação ‘Nightmare’ fechou oito bancas de celulares e lojas de assistência técnica, na região Central de Campo Grande, onde mais de 18 mil produtos foram apreendidos, entre capinhas, películas e fones de ouvido, que eram vendidos sem notas fiscais.
A operação, que ainda não terminou, foi deflagrada pelas Equipes da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), em parceria com o Procon-MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). 11 viaturas e 44 policiais atuaram com o intuito de dar garantia e qualidade aos produtos vendidos ao consumidor campo-grandense.
Foram apreendidos 16.385 capinhas, 2.094 películas, 84 fones de ouvido, 7 máquinas de cartão, 78 carregadores, 30 baterias e 53 cabos USB. O delegado titular da Decon, Reginaldo Salomão, explica como as empresas agiam para trazer a mercadoria para ser comercializada.
“Os alvos trazem produtos de fora sem qualidade, não expedem nota fiscal e não dão termo de garantia, e quando o consumidor procura as lojas, eles mandam procurar os seus direitos. A população procurou a Decon e o Procon, e a gente incitou essa operação como fiscalização”.
A polícia investiga os seguintes crimes: explorar a venda de produtos em desacordo com a legislação e descaminho. A rotulagem e sonegação fiscal também será apurada. Sobre as mercadorias que possuíam nota fiscal, elas eram empresas suspeitas de serem “noteiras”, ou seja, que vendem a nota fiscal, sem que a mercadoria tenha passado por elas.
Ainda, segundo o delegado, não será feita a prisão flagrante, pois todas as mercadorias apreendidas serão encaminhadas para a Receita Federal para passar por uma análise. “Será feita a precificação e uma análise de evasão fiscal, se a evasão estiver num patamar que a receita considera executável, será instaurado um inquérito policial com indiciamento, se não, o inquérito policial servirá de base para imposição de multas administrativas”, explicou.
A ação contou com a colaboração de policiais da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), 1ª e 3ª DP, GOI (Grupo de Operações e Investigações), 1ª Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros)
O nome da operação, ‘Nightmare’, significa pesadelo, pois as pessoas compram achando que fizeram um bom negócio e depois acabam prejudicadas pela má qualidade dos produtos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Funcionário do Detran morre em hospital após acidente entre motos
Acidente foi entre duas motos, uma moto BMW e uma Honda Biz
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.