Pular para o conteúdo
Sem Categoria

Arma de brinquedo no roubo gera grave ameaça, decide Superior Tribunal de Justiça

A utilização de simulacro de arma (a arma de brinquedo) nos crimes de roubo oferece grave ameaça à vítima. Essa é a tônica de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), divulgada na semana passada. O julgamento, no último dia 13, realizado pela Terceira Seção, gera consequências para quem for condenado porque impede a … Continued
Agência Brasil -
Fachada do edifício sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

A utilização de simulacro de arma (a arma de brinquedo) nos crimes de roubo oferece grave ameaça à vítima. Essa é a tônica de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), divulgada na semana passada.

O julgamento, no último dia 13, realizado pela Terceira Seção, gera consequências para quem for condenado porque impede a substituição da prisão por alguma pena alternativa.

A decisão ocorreu depois de recurso do Ministério Público do a respeito de um crime cometido em uma agência terceirizada dos Correios. O réu entrou com a imitação de uma arma, imobilizou as pessoas e retirou R$ 250 do caixa.

Ele foi preso, mas o Tribunal de Justiça do Rio entendeu que a arma de brinquedo não configuraria grave ameaça. No entanto, para o ministro do STJ Sebastião Reis Junior, a decisão estadual “contrariou posicionamento consolidado da doutrina e da própria jurisprudência do STJ”, divulgou o STJ.

O ministro esclareceu que a simulação do uso de arma de fogo durante o crime configura grave ameaça porque é suficiente para intimidar a vítima.

“A Corte de Justiça fluminense foi de encontro não somente ao entendimento doutrinário, mas também à jurisprudência consolidada do STJ que dispensa ao uso de simulacro de arma de fogo para a prática do crime de roubo a natureza jurídica de grave ameaça, subsumindo-se ao disposto no artigo 44, I, do Código Penal, impossibilitando a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos”, concluiu o relator ao concordar com recurso do Ministério Público.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confiança do empresário do comércio de Campo Grande cresce após quatro meses em ‘zona negativa’

‘Nota Zero’: MPF arquiva inquérito e conclui que empresa não fraudou licitação da SED

tcu prescrição dagoberto

‘Trump não tem muito juízo’: Dagoberto Nogueira critica aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Idosos representam 14,18% da população de Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Ao anunciar Lei Magnitsky, Scott Bessent diz que Moraes promove ‘caça às bruxas’

Últimas Notícias

Política

‘Comemoramos essas punições’, diz Rodolfo Nogueira sobre proibição de Moraes entrar nos EUA

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes

Esportes

Organizada do Santos se reúne com diretoria, cobra técnico e pede postura ‘rígida’ com Neymar

Clube da Baixada é o primeiro time na zona de rebaixamento da competição

Polícia

Motorista abandona carreta com 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Mundo Novo

Motorista não obedeceu ordem de parada e fugiu, abandonando o veículo com a carga

Brasil

Aeronave da FAB cai no interior de São Paulo

Não há registro de feridos