Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Número de reclamações no Procon-SP deixa Enel em alerta

Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a empresa está em segundo lugar com o maior número de reclamações, com um total de 10.402 queixas durante o ano passado.
Conteúdo de Marca -

A Enel, distribuidora de energia elétrica, bateu recorde de reclamações em 2021. Na Fundação de e Defesa do Consumidor (), a empresa está em segundo lugar com o maior número de reclamações, com um total de 10.402 queixas durante o ano passado.

As três principais reclamações dos consumidores ao Procon são: Cobrança indevida, com 6.717 queixas, o serviço de atendimento ao cliente (SAC), com 635 e dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento, com 615 queixas.

Sobre a cobrança indevida, a empresa optou por não realizar a leitura presencial durante a pandemia e fazer a cobrança pela média dos últimos doze meses, o que gerou um aumento considerável na elétrica dos clientes e, como consequência, o aumento das reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor. 

A distribuidora de energia elétrica disse em nota que, após a retomada da leitura presencial em Junho do ano passado, o serviço de leitura e fatura da Enel está normalizado desde agosto do mesmo ano.

“Desde então, o número de reclamações sobre o tema ingressadas nos órgãos de defesa do consumidor vem caindo mês a mês.”

Histórico de reclamações ANEEL

A empresa privada brasileira que fornece energia elétrica aos estados do , , Goiás e Ceará, em 2020, das quase 670 mil reclamações encerradas na Agência Nacional de Energia Elétrica,  cerca de 77,69% foram consideradas improcedentes, num total de 520 mil queixas. 

Diferente de quando a empresa ainda era Eletropaulo. Entre 2010 e 2018, a empresa deu razão aos clientes na maior parte das queixas sobre cobranças. 

Procon

Para os consumidores que se sentirem lesados pela empresa, podem registrar a queixa online ou presencial:

Rio de Janeiro: O Procon-RJ registra as reclamações no página e realiza agendamentos pelo WhatsApp no número (21) 9.9374-1505. http://www.procononline.rj.gov.br/

São Paulo: O canal de atendimento virtual do Procon.  https://consumidor.procon.sp.gov.br/

Goiás: para realizar sua denúncia no Procon-GO, basta acessar o site do órgão. https://proconweb.ssp.go.gov.br/#/

Ceará: as denúncias podem ser feitas no site do Sindec. http://sindec.decon.ce.gov.br/sindecconsulta2/public/

*Esta é uma página de autoria de CELSO MARTINS e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Liderada por sul-mato-grossenses: entenda papel da comissão que pode reverter ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Ataques israelenses matam pelo menos 25 palestinos que buscavam ajuda em Gaza

Últimas Notícias

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror

Transparência

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

Empresa J. C. B. Miranda LTDA será a responsável pela obra

Cotidiano

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Árvore de grande porte começou a pegar fogo há cerca de uma semana e permanece queimando